… 17/06/1970 – Brasil 3 x 1 Uruguai

Três pontos sobre…
… 17/06/1970 – Brasil 3 x 1 Uruguai


(Imagem: Pinterest)

● As históricas semifinais reuniam quatro dos cinco campeões mundiais de então. Apenas a Inglaterra parou nas quartas de final. Brasil, Uruguai e Itália tinham dois títulos cada, enquanto a Alemanha Ocidental tinha um. O destino definitivo da Taça Jules Rimet nunca esteve tão perto.

Ninguém no Brasil ficou feliz com a ideia de enfrentar o Uruguai nas semifinais. Era impossível evitar a carga dramática do fato ocorrido vinte anos antes. Bem lá no fundo, havia o medo de um novo Maracanazzo. Os uruguaios faziam o possível para criar um clima de tensão esbanjavam confiança. Uma manchete de um jornal do país estampava: “Uruguay 3050 – 70″, fazendo referência aos títulos mundiais conquistados em 1930 e 1950 e já considerando uma eventual conquista em 1970.

Conforme a tabela do Mundial, a partida entre os vizinhos sul-americanos estava prevista para ocorrer no estádio Azteca, na Cidade do México – onde o Uruguai havia enfrentado a União Soviética três dias antes. Porém, a organização do torneio inverteu as sedes das semifinais, passando esse jogo para o estádio Jalisco, em Guadalajara. O duelo entre Itália e Alemanha, que seria disputado em Guadalajara, foi transferido para o estádio Azteca. Essa troca favoreceu muito o Brasil, que havia jogado no Jalisco as quatro partidas anteriores, já estava adaptado, nem precisou viajar e tinha grande apoio do público local. O Uruguai foi prejudicado e reclamou bastante, pois havia disputado uma duríssima e cansativa prorrogação contra os soviéticos e ainda teve que viajar quase 600 km.


O Brasil jogava em um 4-3-3, com Rivellino apoiando mais a esquerda e fechando pelo meio. No ataque, Tostão era o “falso 9” (criando tendências para o futuro), se revezando com Pelé – hora como atacante, hora como ponta-de-lança. O jogador mais avançado era Jairzinho, um ponta-direita que fechava pelo centro, abrindo espaços para os avanços constantes de Carlos Alberto.
A Seleção Brasileira contava com um time muito mais vistoso e competente no ataque. Até então, havia marcado doze gols em quatro partidas, enquanto a Celeste tinha anotado apenas três tentos na mesma quantidade de jogos.


O Uruguai jogava no sistema 4-3-3. Sentiu muita falta do seu capitão Pedro Rocha, lesionado logo na primeira partida, na vitória por 2 x 0 sobre Israel.
Uma ausência entre os 22 convocados foi o lateral direito Pablo Forlán. Em abril de 1970, o São Paulo FC ofereceu US$ 80 mil ao Peñarol pelo passe do jogador, mas condicionou que ele se apresentasse imediatamente. Forlán receberia US$ 30 mil na negociação e concordou com a negociação, mesmo ficando fora do Mundial.

● Foi só o juiz apitar o início da partida que os uruguaios passaram a fechar a frente de sua área e deixar somente Luis Cubilla na frente. E foi justamente ele quem abriu o placar aos 19 minutos de jogo.

A defesa brasileira parecia sentir o nervosismo do jogo e Clodoaldo errou um passe fácil. Julio Morales recuperou a bola e lançou na área. Cubilla apareceu na direita, nas costas de Piazza, dominou e adiantou demais. Na hora de finalizar, errou o chute cruzado e a bola foi mascada, pegando um efeito esquisito. Félix errou o golpe de vista e saiu catando cavaco ao ver a bola pingando dentro do gol.

Nervosa, a Seleção passou a errar mais passes, facilitando o trabalho defensivo do rival. Deu seu primeiro chute a gol só aos 27 minutos. No jogo todo, finalizou apenas 14 vezes.

Pelé levou perigo em uma cobrança de falta, mas o grande goleiro Ladislao Mazurkiewicz (melhor de sua posição na Copa de 1970) encaixou firme sem dar rebote.

Gérson não estava no melhor de suas condições físicas. E, genial como ele só, percebeu que estava sofrendo marcação individual de Cortés e inverteu de posição com Clodoaldo. Ele ficaria mais na defensiva e teria espaço para seus lançamentos, liberando o camisa 5 do Brasil para avançar e aparecer como homem surpresa. O Canhota de Ouro contaria mais tarde: “Eu estava sofrendo marcação individual do número 20 deles, que não saía de perto de mim. Então, combinei com o Clodoaldo: ‘você avança e eu fico’. Deu certo!”

O Brasil não queria ir para o intervalo em desvantagem no marcador e empatou o duelo aos 45′, em uma jogada bem construída desde seu início. Piazza começou o jogo com Rivellino, que tocou para Everaldo passar para Clodoaldo já na intermediária ofensiva. Ele abriu com Tostão na esquerda, que devolveu com precisão para o volante invadir a área entre os zagueiros e chutar de bico antes da chegada de Montero Castillo. Esse foi o único gol em 39 jogos oficiais de Corró com a camisa da Seleção.


(Imagem: Pinterest)

No segundo tempo, o Brasil voltou mais confiante, tocando melhor a bola, mas ainda telegrafava as jogadas de ataque. O Uruguai não dava espaço algum, catimbava e tentava ganhar tempo em todos os lances.

Aos 16′, Pelé driblou toda a defesa uruguaia, entrou na área e sofreu pênalti de Ancheta. Tostão correu para a marca da cal, mas o juiz marcou falta fora da área. No lance, o volante Julio César Montero Castillo (pai do ex-zagueiro Paolo Montero, que disputou a Copa de 2002), pisou em Pelé já com o jogo parado.

Os uruguaios bateram o jogo todo, principalmente Dagoberto Fontes. Em um lance na ponta esquerda, Pelé levou um pisão por trás de Fontes e desferiu uma forte cotovelada, que acertou em cheio o rosto do uruguaio. O árbitro espanhol José María Ortiz de Mendíbil não viu o lance maldoso de Pelé e marcou falta a favor do Brasil – o que, de fato, foi mesmo. Felizmente não haviam tantas câmeras na época para flagrar o lance em tempo real e levar o Rei a julgamento na FIFA. Se houvesse, ele poderia ter sido punido e ter ficado fora da final da Copa. Para o bem do futebol, nada aconteceu e ele estaria desfilando em campo quatro dias depois.

Um lance lindo do Rei aconteceu aos 21 minutos. Mazurkiewicz bateu um tiro de meta errado e, da intermediária, o camisa 10 do Brasil emendou de primeira para o gol. Mazurka teve que se entortar todo para segurar a bola.

O pobre Uruguai pensou que poderia vencer a partida e o técnico Juan Hohberg tirou o meia Ildo Maneiro para colocar o atacante Víctor Espárrago – que havia feito o gol da vitória nas quartas de final, contra a União Soviética.


(Imagem: FIFA)

A mudança tática fez a Celeste ficar mais vulnerável no meio e permitiu mais espaços para a Seleção Canarinho tocar a bola.

E o resultado veio apenas dois minutos depois. Jairzinho interceptou um passe errado de Fontes na intermediária defensiva, arrancou e passou para Pelé, que deixou com Tostão. Do meio do campo, ele lançou Jair. O Furacão ganhou na corrida de Roberto Matosas e tocou na saída de Mazurkiewicz, fazendo 2 a 1. Ao contrário do Maracanazzo, dessa vez a virada foi brasileira. Esse foi o sexto gol de Jairzinho na Copa.

O time uruguaio, que tinha recursos técnicos, começou a atacar. A chance mais perigosa foi uma cabeçada à queima-roupa de Cubilla, que Félix defendeu bem e se redimiu do lance do gol.

Apesar da superioridade técnica e no placar, os brasileiros continuavam tensos. Só conseguiram relaxar mesmo na última volta do ponteiro. O capitão Carlos Alberto chutou para cima para aliviar a defesa e ganhar tempo. Pressionado por Pelé, Ubiña escorou de cabeça para o meio onde só tinha Tostão. Ele abriu na esquerda para Pelé, que avançou até a área, esperou e rolou na medida para Rivellino, que chegou soltando a sua “Patada Atômica” da entrada da área. A bola foi morrer no canto esquerdo de Mazurka. Estava tudo concluído. Quase.

O árbitro ainda queria jogo. Já nos acréscimos, teve tempo para Pelé protagonizar o “quase gol” mais lindo de todos os tempos. Do meio do campo, Tostão fez um belo lançamento rasteiro para o Rei nas costas da defesa. Sem tocar na bola, Pelé deu um drible de corpo no goleiro uruguaio que havia saído da área para fechar o ângulo ou tentar fazer a falta. O Rei deixou que ela fosse para um lado e correu para o outro, como um drible da vaca sem tocar na bola. Mesmo desequilibrado, Pelé ainda conseguiu finalizar chutando cruzado, mas a bola, caprichosamente, raspou a trave direita e foi para fora.

O Brasil sofreu muito mais que o placar final indica. Mas o Maracanazzo estava vingado e pago com juros: 3 a 1. O fantasma estava definitivamente exorcizado. E, mais importante, conquistou a vaga para a decisão contra o vencedor de Itália e Alemanha Ocidental.


(Imagem: Lance!)

FICHA TÉCNICA:

 

BRASIL 3 X 1 URUGUAI

 

Data: 17/06/1970

Horário: 16h00 locais

Estádio: Jalisco

Público: 51.261

Cidade: Guadalajara (México)

Árbitro: José María Ortiz de Mendíbil (Espanha)

 

BRASIL (4-3-3):

URUGUAI (4-3-3):

1  Félix (G)

1  Ladislao Mazurkiewicz (G)

4  Carlos Alberto Torres (C)

4  Luis Ubiña (C)

2  Brito

2  Atilio Ancheta

3  Wilson Piazza

3  Roberto Matosas

16 Everaldo

6  Juan Mujica

5  Clodoaldo

5  Julio César Montero Castillo

8  Gérson

20 Julio César Cortés

7  Jairzinho

10 Ildo Maneiro

9  Tostão

7  Luis Cubilla

10 Pelé

15 Dagoberto Fontes

11 Rivellino

11 Julio Morales

 

Técnico: Zagallo

Técnico: Juan Hohberg

 

SUPLENTES:

 

 

12 Ado (G)

12 Héctor Santos (G)

22 Leão (G)

22 Walter Corbo (G)

21 Zé Maria

14 Francisco Cámera

15 Fontana

13 Rodolfo Sandoval

14 Baldocchi

16 Omar Caetano

17 Joel Camargo

17 Rúben Bareño

6  Marco Antônio

8  Pedro Rocha

18 Paulo Cézar Caju

21 Julio Losada

13 Roberto

9  Víctor Espárrago

20 Dadá Maravilha

18 Alberto Gómez

19 Edu

19 Oscar Zubía

 

GOLS:

19′ Luis Cubilla (URU)

44′ Clodoaldo (BRA)

76′ Jairzinho (BRA)

89′ Rivellino (BRA)

 

CARTÕES AMARELOS:

5′ Juan Mujica (URU)

18′ Dagoberto Fontes (URU)

33′ Carlos Alberto Torres (BRA)

37′ Ildo Maneiro (URU)

 

SUBSTITUIÇÃO:

73′ Ildo Maneiro (URU) ↓

Víctor Espárrago (URU) ↑

(Imagem: CBF)

Melhores momentos da partida:

2 pensou em “… 17/06/1970 – Brasil 3 x 1 Uruguai

  1. Pingback: ... 03/06/1970 - Brasil 4 x 1 Tchecoslováquia - Três Pontos

  2. Pingback: ... 07/06/1970 - Brasil 1 x 0 Inglaterra - Três Pontos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *