… 17/06/1970 – Itália 4 x 3 Alemanha Ocidental

Três pontos sobre…
… 17/06/1970 – Itália 4 x 3 Alemanha Ocidental

“O jogo do século”


(Imagem localizada no Google)

● As duas seleções chegavam às semifinais em situações opostas. Três dias antes, a Itália venceu com tranquilidade o México por 4 a 1. Em compensação, a Alemanha Ocidental sofria, ao precisar de uma dura prorrogação para passar pela Inglaterra por 3 a 2. Os alemães chegavam ainda cansados, com uma intensa fadiga muscular, impossível de ser recuperada em apenas três dias. Oito titulares contra os ingleses estavam entre os onze que enfrentariam os italianos.

Veja mais:
… 21/06/1970 – Brasil 4 x 1 Itália

… 14/06/1970 – Alemanha Ocidental 3 x 2 Inglaterra
… Gigi Riva: o “Estouro do Trovão”
… Gerd Müller: o maior bombardeiro alemão
… Uwe Seeler: o professor dos centroavantes alemães
… Berti Vogts: o homem-carrapato

Completa, com todos seus titulares e fisicamente bem, a Itália era a favorita.


Ambas as equipes jogavam com líberos, mas em estilos diferentes. Se na Itália o líbero Pierluigi Cera jogava atrás de linha de zaga, na Alemanha Franz Beckenbauer jogava à frente da defesa.

● Comprovando o favoritismo inicial, logo aos oito minutos de jogo, Boninsegna tabelou com Gigi Riva na intermediária e, mesmo marcado, acertou um belo chute da entrada da área, no canto direito de Maier, inaugurando o marcador.

Parecia ser o começo de uma vitória fácil, pois o jogo estava nãos mãos dos italianos. Mas aconteceu o que ninguém até hoje entendeu: ao invés de abusar da velocidade e do talento de Sandro Mazzola e tentar ampliar o placar, a Itália recuou progressivamente e passou a tocar a bola. No intervalo, o erro crasso: o técnico retranqueiro Ferruccio Valcareggi trocou Mazzola por Gianni Rivera, para cadenciar ainda mais o jogo.

Com um ritmo mais lento, a Alemanha sentia menos o cansaço. O técnico Helmut Schön era uma raposa e mandou seu time para cima. Substituiu o ponta esquerda Löhr por Libuda, um atacante mais incisivo; trocou também Patzke (um meia defensivo) por Held (outro atacante). Com isso, os alemães pressionavam e a Itália se defendia.

Até acontecer o lance mais marcante da partida. Aos 25 minutos do segundo tempo, Beckenbauer foi derrubado por Cera na entrada da área e, na queda, deslocou seu ombro direito. Como eram permitidas somente duas substituições na época, ou ele sairia e deixaria sua seleção com dez homens, ou ele imobilizaria o braço e ficaria em campo para inspirar seus companheiros. Com o braço pregado ao corpo com ataduras e esparadrapos, ele voltou ao gramado. Mesmo com os movimentos restritos, o “Kaiser” continuou liderando a equipe de dentro de campo. Foi um dos gestos mais heroicos de todas as Copas (que seria repetido por Gamarra 28 anos depois).


Beckenbauer foi atendido pela equipe médica e voltou a campo com uma tipoia (Imagens localizadas no Google)

A Alemanha Ocidental foi premiada pela luta. Aos 47 minutos do segundo tempo, quando o péssimo árbitro peruano Arturo Yamasaki já olhava para o relógio, Grabowski cruzou da esquerda e o zagueiro Schnellinger (que já estava no ataque, no “tudo ou nada”), livre de marcação, finalizou de carrinho, dentro da pequena área. Empate alemão. A curiosidade é que Schnellinger atuava no Milan.

Seriam outra prorrogação extenuante para os alemães. Em três dias, era o segundo clássico duríssimo que os alemães iriam tentar vencer após 90 minutos. Esgotados, seria a maior prova do limite físico daqueles atletas, que já estavam na história dos Mundiais.

● Esses 30 minutos podem e merecem ser contados como uma história à parte.


A Itália mantinha a equipe compacta, apostando no talento de Rivera, Riva e Boninsegna. Já a Alemanha, já toda desfigurada e sem contar com Beckenbauer em suas melhores condições, estava com praticamente cinco atacantes, apostando em um estilo mais direto.

Aí começou a maior prorrogação da história do futebol, o que fez esse jogo ser considerado o maior o século XX. Foram 30 minutos eletrizantes, intensos e cheios de reviravoltas, como só a alma alemã e o drama italiano podem proporcionar. Mesmo debaixo de um calor terrível, os atletas fizeram um esforço homérico, deliciando os 102.444 presentes no estádio Azteca.

Aos quatro minutos, Libuda cobrou escanteio e Grabowski cabeceou fraco. O zagueiro Poletti ficou com a bola e recuou errado com o peito para o goleiro Albertosi. Mas Gerd Müller aproveitou, apareceu entre os dois e tocou mansamente para o fundo do gol. Era a virada alemã.

Atrás no placar, a Itália foi toda para o ataque. Aos oito minutos, Rivera cobra uma falta, Held se atrapalha ao tentar afastar a bola e ela sobra limpa para o lateral Burgnich encher o pé. 2 a 2. Os jornalistas italianos, críticos, diziam que essa foi a primeira investida ofensiva da carreira de Burgnich.

Aos 13, Domenghini avança pela esquerda e lança Riva. Ele demonstra toda sua qualidade ao driblar Schulz na entrada da área e acertar um chute bem no cantinho esquerdo do goleiro Sepp Maier. Nova virada, 3 a 2.

Aos 5 do segundo tempo, Overath cobra escanteio curto para Libuda, que ergue para a área. Uwe Seeler escora pelo alto e Gerd Müller, na pequena área, desvia de cabeça para o gol, empatando novamente. 3 a 3.

Era impossível prever o que viria. Não se sabia de onde os alemães tiravam forças para reagir. Mas… era a Alemanha!

Mas apenas um minuto depois, Facchetti lança Boninsegna na esquerda. Ele passa na corrida por Schulz e cruza para o meio da área. Rivera, livre, chutou rasteiro no contrapé de Sepp Maier. 4 a 3 para a Itália.

Mesmo lutando como sempre, os alemães não conseguiram chegar a um novo empate. Já havia feito mais do que todos esperavam. Caíram de pé e receberam os aplausos do mundo.

Quando o árbitro apitou pela última vez, todos sabiam que tinham assistido a um épico, à maior partida de todas as Copas e (talvez) a melhor da história do futebol.


Cera e Müller disputam a bola (Imagem localizada no Google)

● Se algum dia alguém perguntar o que é futebol, a melhor resposta seria um VT com os 30 minutos finais dessa semifinal. É a resposta mais fidedigna do que é futebol.

Todos estavam tão fascinados, que 23 presos fugiram de uma cadeia na cidade mexicana de Tixtla, perto de Acapulco, porque todos os guardas estavam assistindo à partida em um bar próximo.

Depois de 240 minutos disputados em três dias, a Alemanha mandou um time misto para decidir o 3º lugar contra o Uruguai, vencendo por 1 a 0. Esse mesmo time base se sagraria campeão da Copa de 1974, jogando em casa, como contamos aqui.


Os capitães Facchetti e Uwe Seeler se cumprimentam antes da partida (Imagem localizada no Google)

FICHA TÉCNICA:

 

ITÁLIA 4 x 3 ALEMANHA OCIDENTAL

 

Data: 17/06/1970

Horário: 16h00 locais

Estádio: Azteca

Público: 102.444

Cidade: Cidade do México (México)

Árbitro: Arturo Yamasaki (Peru)

 

ITÁLIA (4-2-4):

ALEMANHA OCIDENTAL (4-2-4):

1  Enrico Albertosi (G)

1  Sepp Maier (G)

2  Tarcisio Burgnich

7  Berti Vogts

5  Pierluigi Cera

5  Willi Schulz

8  Roberto Rosato

3  Karl-Heinz Schnellinger

3  Giacinto Facchetti (C)

15 Bernd Patzke

10 Mario Bertini

4  Franz Beckenbauer

16 Giancarlo De Sisti

12 Wolfgang Overath

15 Sandro Mazzola

17 Hannes Löhr

13 Angelo Domenghini

9  Uwe Seeler (C)

20 Roberto Boninsegna

13 Gerd Müller

11 Luigi Riva

20 Jürgen Grabowski

 

Técnico: Ferruccio Valcareggi

Técnico: Helmut Schön

 

SUPLENTES:

 

 

12 Dino Zoff (G)

21 Manfred Manglitz (G)

17 Lido Vieri (G)

22 Horst Wolter (G)

4  Fabrizio Poletti

11 Klaus Fichtel

6  Ugo Ferrante

6  Wolfgang Weber

7  Comunardo Niccolai

2  Horst-Dieter Höttges

9  Giorgio Puia

18 Klaus-Dieter Sieloff

21 Giuseppe Furino

16 Max Lorenz

14 Gianni Rivera

19 Peter Dietrich

18 Antonio Juliano

8  Helmut Haller

22 Pierino Prati

10 Sigfried Held

19 Sergio Gori

14 Stan Libuda

 

GOLS:

8′ Roberto Boninsegna (ITA)

90′ Karl-Heinz Schnellinger (ALE)

94′ Gerd Müller (ALE)

98′ Tarcisio Burgnich (ITA)

104′ Luigi Riva (ITA)

110′ Gerd Müller (ALE)

111′ Gianni Rivera (ITA)

 

CARTÕES AMARELOS:

Wolfgang Overath (ALE)

Roberto Rosato (ITA)

Gerd Müller (ALE)

Angelo Domenghini (ITA)

Giancarlo De Sisti (ITA)

 

SUBSTITUIÇÕES:

INTERVALO’ Sandro Mazzola (ITA) ↓

Gianni Rivera (ITA) ↑

 

52′ Hannes Löhr (ALE) ↓

Stan Libuda (ALE) ↑

 

66′ Bernd Patzke (ALE) ↓

Sigfried Held (ALE) ↑

 

INÍCIO DA PRORROGAÇÃO Roberto Rosato (ITA) ↓

Fabrizio Poletti (ITA) ↑

Melhores momentos da partida, com narração em português:

Todos os gols do jogo:

Partida completa:

2 pensou em “… 17/06/1970 – Itália 4 x 3 Alemanha Ocidental

  1. Pingback: ... 28/06/1998 - França 1 x 0 Paraguai - Três Pontos

  2. Pingback: ... Gigi Riva: o "Estouro do Trovão" - Três Pontos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *