… Hino do Real Madrid

Três pontos sobre…
… Hino do Real Madrid

Exatamente hoje, dia 06 de março, o Real Madrid completa 119 anos de fundação.

Como homenagem ao maior clube do mundo, contamos aqui um pouquinho da história do hino merengue.

O primeiro hino foi feito logo em 1903, um pasodoble criado pelo agrônomo Luis María de Segovia. Depois, existiram vários hinos madridistas, sendo os mais conhecidos o “Hino do Centenário” e o “Hino de La Décima“.

Mas o hino oficial, reconhecido mundialmente pelo refrão “Hala Madrid”, foi composto em 08 de março de 1952, como comemoração do aniversário de 50 anos do clube.

E esse hino surgiu de forma curiosa, dentro de um trem que viajava de Madrid a Aranjuez.

Marino García, sua esposa Mercedes Amor, Antonio Villena e o maestro Indalecio Cisneros estavam nessa viagem. Sem papel disponível, as primeiras notas foram escritas em guardanapos do restaurante La Rana Verde.

Pouco depois, o hino foi gravado pelo cantor José de Aguilar, na Columbia Discos, sob a direção e aprovação do maestro Cisneros e acompanhamento de 32 músicos da Orquestra Nacional da Espanha.

Santiago Bernabéu, presidente do clube na época, estava presente na gravação e foi trolado por Cisneros.

Bernabéu perguntou ao maestro se ele era madridista e o músico respondeu que não, que era colchonero. A cara de surpresa e desdém do presidente foi tamanha que o maestro logo desmentiu e disse que era uma piada. Disse, também, que já tinha tentado ser sócio do clube, mas nunca havia conseguido uma cota.

Rapidamente, Bernabéu procurou um telefone, ligou pra sede do clube e, em apenas meia hora, apareceu um funcionário com a carteirinha de sócio do maestro Cisneros.

Veja no vídeo o hino completo, com legenda em castelhano original e em português do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *