… Flamengo 1 x 4 São Paulo

Três pontos sobre…
… Flamengo 1 x 4 São Paulo


(Imagem: Goal)

● O Mengão estava invicto havia doze partidas. A última derrota até então era a (in)esquecível goleada sofrida para o Independiente del Valle por 5 a 0.

Mesmo com desfalques como Gabriel Barbosa, Giorgian De Arrascaeta, Rodrigo Caio, Thiago Maia e Willian Arão, o estável Flamengo ainda era favorito contra o sempre instável São Paulo.

Leia mais:
… São Paulo 4 x 3 Lanús

O Tricolor vinha de derrota por 3 x 2 para o Lanús pela Copa Sul-Americana e classificação nos pênaltis diante do Fortaleza pela Copa do Brasil – sofrendo oito gols nesses três jogos.

Quando Pedro fez um golaço e abriu o placar para o Flamengo logo aos seis minutos de jogo, estava tudo “normal”. Aliás, aqui cabe um parêntese para falarmos de Pedro. Ele não teve oportunidades na Europa, quando passou pela Fiorentina. Mas, atuando no futebol brasileiro, por Fluminense e Flamengo, ele “cheira a gol”. Além de ser muito bom tecnicamente e entender como poucos da função de centroavante, finaliza bem de qualquer forma. Deveria estar entre os 23 convocados da Seleção Brasileira – talvez até como titular.


(Imagem: André Durão / Globo Esporte)

● Mas a “anormalidade” começou pouco depois, com o SPFC começando o jogo com sua tradicional troca de passes desde a defesa, mas, incrivelmente, passou a ganhando espaço entre as linhas do Flamengo. Com isso, sempre tinha um são-paulino bem posicionado para receber o passe. E um ataque pela esquerda resultou em um golaço de Tchê Tchê (!). Méritos dele, que não teve medo de chutar e colocar a bola no ângulo.

O VAR marcou pênalti de Diego Costa em Éverton Ribeiro. Bruno Henrique bateu mal e Thiago Volpi pegou bem.

Nos acréscimos do primeiro tempo, Reinaldo cruzou da esquerda e Gustavo Henrique escorou mal. Brenner (que tem feito seus gols e salvando o SPFC) bateu firme e virou o jogo.


(Imagem: André Durão / Globo Esporte)

● No começo do segundo tempo, Gustavo Henrique (em uma jornada desastrosa) fez pênalti em Bruno Alves. A penalidade foi marcada corretamente pelo VAR, mas a arbitragem errou no início do lance, ao marcar escanteio ao invés de tiro de meta. Reinaldo, o “Kingnaldo”, bateu deslocando o goleiro e converteu.

Pouco depois, Daniel Alves cometeu pênalti em Gérson e o árbitro marcou sem precisar de ver o vídeo. Dessa vez quem bateu foi Pedro. Ele chutou da mesma forma que Bruno Henrique (mal) e Volpi foi da mesma forma: foi bem e defendeu.

Aos 31′, João Gomes recebeu de Bruno Henrique e chutou no travessão.

Cinco minutos depois, Volpi lançou desde sua área. Luciano dominou ganhando do bom zagueiro Nathan e chutou cruzado de direita.

Aos 40′, Vitor Bueno chutou de longe. A bola tinha o caminho do ângulo, mas o ótimo goleiro Hugo Souza “Neneca” fez uma ótima defesa. Aliás, que ótimo goleiro é esse! Merece ser melhor observado por Tite e seu “staff”.


(Imagem: André Durão / Globo Esporte)

● Placar final: 4 a 1 para o SPFC, mas que poderiam ser 6 a 3 ou até mais. Um belo jogo dos dois times. Mas não foi “normal”.

Pelo que os dois times estão jogando nos últimos tempos, não é normal que o SPFC enfie uma goleada no melhor time do Brasil e da América. O Tricolor do Morumbi passa por uma crise institucional sem precedência, que só vê sua dívida aumentar exponencialmente e os resultados em campo não condizem com o caro (e desequilibrado) elenco que foi formado. Os títulos não vêm desde 2008 (a Copa Sul-Americana de 2012 foi um caso atípico, em que a final nem acabou…) e os nomes que foram contratados para levar o time às vitórias não conseguem responder dentro de campo.

Para o Flamengo, a derrota pode ser boa para mostrar que o time não é invencível e precisa estar sempre concentrado para manter o alto nível.

Para o São Paulo, serve de incentivo para buscar o resultado diante do Lanús pela Copa Sul-Americana na próxima quarta-feira.

Melhores momentos da partida:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *