… Brasil 3 x 0 Paraguai

Três pontos sobre…
… Brasil 3 x 0 Paraguai


(Imagem: Globo Esporte)

● Parece clichê, mas novamente a Seleção Brasileira deu uma aula de futebol e amassou o Paraguai nessa 14ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018. Se matematicamente o Brasil ainda não se garantiu na competição, falta realmente só a matemática. O Brasil está atualmente com a melhor forma técnica entre as seleções do mundo. Para ficar fora da próxima Copa, o Brasil tem que perder todas as quatro partidas restantes e Uruguai, Colômbia, Chile e Argentina vencerem praticamente todas, o que é matematicamente impossível, pois Argentina e Uruguai se enfrentam na próxima rodada. Para dificultar ainda mais para os hermanos, Lionel Messi ainda tem mais três partidas de suspensão para cumprir, por ofender o bandeira brasileiro Dewson Fernando Freitas da Silva, na vitória sobre o Chile por 1 x 0. Ou seja, Brasil já pode ir escolhendo o melhor local para se hospedar na fria Rússia em 2018.

● O Paraguai começou compacto e marcando forte, até de forma desleal, com muitas faltas táticas especialmente em cima de Neymar. A solução no momento foram as finalizações de fora da área. E assim o placar foi aberto com Philippe Coutinho, em tabela com o ótimo Paulinho, aos 33 minutos de bola rolando. Apenas no segundo tempo o placar foi novamente movimentado. Logo aos 5 minutos, Neymar (o melhor jogador do mundo neste momento) arranca com a bola, passa por meio time paraguaio e cai dentro da área após ser desarmado. O árbitro erradamente marca pênalti. Neymar bate e o goleiro Anthony Silva defente bem. Mas logo aos 18 minutos, de novo Neymar dá uma de suas arrancadas e finaliza. A bola desvia na zaga e morre no fundo da rede. Premiado pela boa atuação, Neymar marcou pela primeira vez contra o Paraguai. A Seleção continua criando e só fecha de vez o placar aos 40 minutos, com um golaço de Marcelo, que recebeu passe de calcanhar de Paulinho após jogada iniciada por Neymar.

● Foi um verdadeiro massacre, que não se refletiu no número de gols, senão seria uma goleada bem elástica. No fim, mais um teste de fogo no qual a Seleção Brasileira foi aprovada, contra um adversário “retranqueiro”, com forte marcação e até violento. Com Tite e seu esquema tático 4-1-4-1, em que todos os meio-campistas avançam a qualquer tempo, o Brasil não fica refém de apenas uma jogada. Há uma enorme gama de possibilidades no portfólio dessa equipe, com chutes de fora da área, cruzamentos da linha de fundo, inversões de jogo, saída de bola qualificada, marcação sob pressão, jogadas de bola parada ofensivas e defensivas, além da técnica individual que sempre singularizou o jogador brasileiro. Hoje, é a melhor seleção do mundo, mas também era em 1997, 2005 e 2013…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *