… Fla-Flu

Três pontos sobre…
… Fla-Flu


(Imagem: feedbackmag.com.br)

● “O Fla-Flu começou 40 minutos antes do nada.” Essa é a simples definição do dramaturgo e cronista Nelson Rodrigues sobre o grande clássico entra Flamengo e Fluminense. Enquanto Nelson torcia para o Fluzão, seu irmão Mário Filho (que dá nome ao estádio Maracanã), também cronista esportivo, era torcedor do Mengão. Foi Mário que deu ao confronto seus dois nomes mais famosos: “Fla-Flu” e “O Clássico das Multidões”.

E dizem os antigos que a rivalidade realmente começou antes de tudo mesmo. O Fluminense foi fundado em 1902 como um clube de futebol. O Flamengo foi criado em 1895 para a prática do remo e passou a ter um time de futebol apenas em 1911. Mas desde sempre os filiados aos dois clubes duelavam pela atenção das moças no início do Século XX. O futebol do Fla surgiu de “desertores” do Flu. Tanto que no primeiro jogo entre eles, o Tricolor venceu por 3 x 2, mesmo desfalcado e enfrentando nove de seus ex-jogadores que foram fundar o futebol no Rubro-Negro.

● O clássico mais emblemático certamente foi o lendário “Fla-Flu da Lagoa”, que decidiu o bicampeonato Carioca de 1941 em favor do Fluminense. Eram tempos românticos. A partida terminou em 2 a 2, mas ficou marcada pela atitude dos jogadores do Flu, que a poucos minutos do fim de um jogo eletrizante, chutavam as bolas para a Lagoa Rodrigo de Freitas, que antes de ser aterrada, ficava ao lado do Estádio da Gávea.

O recorde mundial de público em partidas entre clubes ocorreu na final do Campeonato Carioca de 1963. Foram 194.603 expectadores no empate em 0 x 0 que deu o título ao Flamengo.

Outra final histórica foi a do Campeonato Carioca de 1995. Foi uma partida emocionante, cheia de alternativas e com um grande ícone para cada lado: Romário e Renato Gaúcho. Por fim, vitória tricolor por 3 a 2 com um mítico gol de barriga de Renato aos 42 minutos do segundo tempo, o Fluminense se tornou campeão e impediu o título flamenguista no ano do centenário do clube.

● Desde 2012, esse clássico é considerado patrimônio imaterial do Rio de Janeiro, sendo o único jogo de futebol a merecer tal honraria.

Independente da forma de qualquer uma das equipes, o charme do Fla-Flu é inigualável.


(Imagem: Jorge William – O Globo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *