… 28/06/1958 – França 6 x 3 Alemanha Ocidental

Três pontos sobre…
… 28/06/1958 – França 6 x 3 Alemanha Ocidental


Just Fontaine, festejado pelos companheiros, foi o artilheiro da Copa com incríveis 13 gols em seis partidas (Imagem: FIFA)

● Eram duas grandes seleções. A Alemanha Ocidental era a então campeã do mundo e mantinha seus principais destaques. A França vinha fazendo uma campanha marcante e goleadora na Copa de 1958, tendo como base o forte time do Stade de Reims, vice-campeão da Copa dos Campeões das temporadas 1955/56 e 1958/59.

Na primeira fase, a Alemanha Ocidental ficou em segundo lugar no Grupo 1, com cinco pontos. Venceu a Argentina na estreia (3 x 1) e empatou com Tchecoslováquia e Irlanda do Norte (ambas por 2 x 2). Bateu a Iugoslávia nas quartas de final por 1 a 0. Nas semifinais, não foi páreo para os anfitriões suecos e perdeu por 3 a 1.

Já a França, surpreendeu o mundo com uma equipe extremamente técnica, anotando muitos gols. Estreou na fase de grupos goleando o Paraguai por 7 a 3. Depois, perdeu para a dura Iugoslávia por 3 a 2 e venceu a Escócia por 2 a 1. Nas quartas de final, bateu a Irlanda do Norte por 4 a 0. Mesmo empolgados, os franceses foram goleados pela Seleção Brasileira por 5 a 2 nas semifinais. Neste jogo, aos 34 minutos, perdeu o zagueiro e capitão Robert Jonquet, que sofreu uma fratura na fíbula em uma dividida com Vavá, deixando a França com um homem a menos (no segundo tempo, foi fazer número na ponta esquerda).


A França jogava em um misto de WM e 4-3-3, com o recuo de Kaelbel pela direita. O craque Raymond Kopa (multicampeão pelo Real Madrid e eleito segundo melhor jogador da Copa) dominava todas as ações no meio de campo.


A Alemanha Ocidental atuava no sistema WM, como era comum na época.

● Como toda decisão do 3º lugar, o clima é de velório, pois ambas as equipes já perderam a chance de ser campeãs do mundo. Ainda mais pela grande quantidade de desfalques. A França, além de Jonquet, também não contou com o ótimo meia esquerda Roger Piantoni.

Já pela Alemanha, apenas metade do time que enfrentou a Suécia estava apto a jogar. O defensor Erich Juskowiak cumpria suspensão, pois foi expulso na partida anterior. Além disso, o goleiro Fritz Herkenrath, o médio Horst Eckel, o meia Fritz Walter e o atacante Uwe Seeler estavam machucados.

Mais completa, a França se aproveitou do desentrosamento adversário.

A Alemanha Ocidental até começou melhor no início, quando o centroavante Kelbassa marcou um gol de carrinho, mas o árbitro argentino Juan Brozzi anulou, marcando falta no goleiro francês Claude Abbes.

Em seguida, a França abriu o placar, aos 16 minutos de partida. Wisnieski recebeu a bola na ponta direita e rolou para Just Fontaine desviar para dentro do gol.

A Alemanha até conseguiu empatar dois minutos depois, quando Cieslarczyk recebeu de Sturm, na meia lua, driblou Lafont e chutou no canto direito do goleiro Abbes.

Mas a defesa alemã não estava bem e Erhardt cometeu pênalti em Yvon Douis (o substituto de Piantoni), aos 27 minutos. O craque Raymond Kopa, eleito segundo melhor jogador da Copa (atrás apenas do brasileiro Didi), cobrou no canto direito e fez 2 a 1 para “Le Bleus“.

A partir daquele momento, o que se viu foi uma avalanche francesa.

Aos 36, após cobrança de escanteio, Kwiatkowski afastou mal pelo alto e, na sobra, Lerond finalizou. A bola bateu na perna de Fontaine e sobrou para ele mesmo marcar novamente.

Aos 5 minutos do segundo tempo, Douis finalizou de dentro da área e a bola desviou em um defensor, entrando no canto direito do goleiro. 4 a 1.

A Alemanha descontou aos 7. Rahn recebeu na área, driblou Lerond e, quase da linha de fundo, bateu forte, no ângulo, deixando o placar provisoriamente em 4 a 2.

Aos 33, Fontaine dominou a bola pela direita e chutou cruzado, antes da chegada do zagueiro Erhardt, mandando a bola no canto direito.

Helmut Rahn (sempre ele), o destaque do lado alemão, cruzou para a área e Hans Schäfer, mesmo marcado, conseguiu desviar para dentro. Eram 39 minutos passados. 5 a 3.

Mas a fome de gols de Fontaine nunca acabava. Ele fechou definitivamente o placar aos 44 minutos do segundo tempo, quando entrou na área sem marcação e tocou cruzado na saída do goleiro.

Com a maiúscula vitória por 6 a 3, a França terminou a Copa do Mundo de 1958 em 3º lugar.


O goleiro alemão Kwiatkowski sofre mais um gol (Imagem: FIFA)

● O pobre goleiro alemão Heinz Kwiatkowski era o mesmo que havia tomado oito gols em um único jogo contra a Hungria em 1954. Assim, Kwiatkowski entrou para a história como o arqueiro com pior média de gols sofridos nos Mundiais, pois tomou 14 gols em 2 partidas (média de 7 gols sofrido por jogo).

Just Fontaine nasceu em 18 de agosto de 1933 em Marrakesh, no Marrocos. É filho de mãe espanhola e pai francês. Foi batizado como “Justo” e teve o nome afrancesado ao se mudar para a França. Convocado às pressas do Mundial para o lugar do contundido Thadée Cisowski, ele foi o artilheiro da Copa do Mundo de 1958. Com os quatro gols anotados contra a Alemanha Ocidental, ele chegou a incríveis 13 gols marcados em seis jogos (média de 2,17), batendo o recorde absoluto que era do húngaro Sandor Kocsis (11 gols em 1954). Até hoje ele detém a marca de maior goleador em um único Mundial (algo que provavelmente jamais será superado). Pela seleção francesa, foram 30 gols em 21 partidas. Só não fez ainda mais sucesso devido a duas fraturas seguidas na tíbia e a aposentaria precoce dos gramados, aos 27 anos.


Cumprimentos iniciais entre os capitães Armand Penverne e Hans Schäfer (Imagem: Getty Images)

FICHA TÉCNICA:

 

FRANÇA 6 x 3 ALEMANHA OCIDENTAL

 

Data: 28/06/1958

Horário: 17h00 locais

Estádio: Nya Ullevi

Público: 32.483

Cidade: Gotemburgo (Suécia)

Árbitro: Juan Brozzi (Argentina)

 

FRANÇA (2-3-5):

ALEMANHA OCIDENTAL (WM):

1  Claude Abbes (G)

22 Heinz Kwiatkowski (G)

4  Raymond Kaelbel

7  Georg Stollenwerk

11 Maurice Lafont

2  Herbert Erhardt

5  André Lerond

17 Karl-Heinz Schnellinger

13 Armand Penverne (C)

5  Heinz Wewers

12 Jean-Jacques Marcel

6  Horst Szymaniak

22 Maryan Wisnieski

8  Helmut Rahn

16 Yvon Douis

16 Hans Sturm

17 Just Fontaine

15 Alfred Kelbassa

18 Raymond Kopa

14 Hans Cieslarczyk

21 Jean Vincent

11 Hans Schäfer (C)

 

Técnico: Albert Batteux

Técnico: Sepp Herberger

 

SUPLENTES:

 

 

2  Dominique Colonna (G)

1  Fritz Herkenrath (G)

3  François Remetter (G)

21 Günter Sawitzki (G)

6  Roger Marche

3  Erich Juskowiak

7  Robert Mouynet

18 Rudi Hoffmann

10 Robert Jonquet

20 Hermann Nuber

8  Bernard Chiarelli

4  Horst Eckel

9  Kazimir Hnatow

10 Alfred Schmidt

14 Raymond Bellot

9  Fritz Walter

15 Stéphane Bruey

13 Bernhard Klodt

19 Célestin Oliver

19 Wolfgang Peters

20 Roger Piantoni

12 Uwe Seeler

 

GOLS:

16′ Just Fontaine (FRA)

18′ Hans Cieslarczyk (ALE)

27′ Raymond Kopa (FRA) (pen)

36′ Just Fontaine (FRA)

50′ Yvon Douis (FRA)

52′ Helmut Rahn (ALE)

78′ Just Fontaine (FRA)

84′ Hans Schäfer (ALE)

89′ Just Fontaine (FRA)

Gols da partida:

2 pensou em “… 28/06/1958 – França 6 x 3 Alemanha Ocidental

  1. Pingback: ... 18/06/1986 - Espanha 5 x 1 Dinamarca - Três Pontos

  2. Pingback: ... 12/07/1998 - França 3 x 0 Brasil - Três Pontos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *