… Evolução tática e regressão técnica do futebol brasileiro

Três pontos sobre…
… Evolução tática e regressão técnica do futebol brasileiro


(Imagem: Pedro Nunes / Reuters / Veja)

Historicamente, desde os primórdios, os torcedores brasileiros sempre questionaram o atraso tático do futebol tupiniquim em relação aos europeus, argentinos e uruguaios.

Essa crítica foi muito pesada em alguns momentos em especial. Na Copa do Mundo de 1938, a defesa composta por Domingos da Guia e Machado sofria sem a cobertura dos médios, ficando sempre em inferioridade quando era atacada. Tanto, que Domingos cometeu três pênaltis em quatro partidas.

No fatídico jogo decisivo da Copa de 1950, o buraco no lado esquerdo da defesa brasileira, entre Juvenal e Bigode, permitiu os dois gols uruguaios, que resultou no “Maracanazzo”.

Em 1982, a técnica dos homens de meio da Seleção Canarinho era tanta, que pouco se importava em fechar os espaços. A confiança era do tamanho das brechas que deram para Paolo Rossi fazer os três gols.

Em 1994, Carlos Alberto Parreira mudou essa rotina de fracassos táticos. “Fechou a casinha” e manteve a posse de bola o quanto pode. Deu certo, porque tinha a técnica de Bebeto e Romário lá na frente.

Em 2006, todos pensavam que o “quadrado mágico” iria resolver qualquer parada. Mas Kaká, Ronaldinho Gaúcho, Adriano e Ronaldo não cumpriram as expectativas. Os laterais já mais velhos e em má fase e um meio campo que mais cercava do que marcava, deixava a zaga desguarnecida.

A partir de 2010, Dunga (um monstro tático quando jogava), preferiu jogadores à sua imagem e semelhança: tecnicamente medianos, mas cumpridores de funções.

O Brasil, mais do que nunca, cada vez mais cedo exporta “pé de obra” para o exterior. O jovem jogador vai atuar no futebol da Ucrânia, Rússia, Holanda, França, Turquia, etc… E se forma como atleta e até como ser humano, com características do país onde terminou sua formação.

O brasileiro, sempre elogiado e tendo como principais armas a técnica, habilidade, velocidade de pensamento e poder de decisão, perde um pouco disso. Aprende a marcar, a recompor o meio para ajudar na marcação, a fechar os espaços, mas, perde muito do improviso, da ginga – que é seu principal diferencial.

Por isso o futebol mundial está tão equilibrado, principalmente nos últimos 15 anos. Com a exportação em massa de jogadores jovens no mundo todo, o futebol internacional está nivelado taticamente. E, se o brasileiro não mantém seu diferencial, se nivela também.

Assistimos várias partidas se arrastando, sem que se consiga criar chances de gols – que saem, em grande parte, de bolas paradas. É muito mais fácil destruir do que construir.

É uma crise de identidade. Deixamos de ser nós mesmos para sermos mais dos outros.

Falando nisso, hoje o Brasil empatou com o Panamá por 1 x 1.


(Imagem: Pedro Nunes / Reuters / Veja)

3 pensou em “… Evolução tática e regressão técnica do futebol brasileiro

  1. Joel Jerônimo Borges

    Hoje o moleque não pode mais ficar na rua brincando. Fica nos joguinhos eletrônicos. Então, perde-se aí os Pelés, Romários, Ronaldos, Ronaldinhos, Robinhos da vida forjados nos campinhos de bairro, na rua, na várzea ou praia. Teremos bons jogadores sempre, mas cada vez menos teremos gênios como os citados. O mais que ainda podemos produzir é pelo futebol de salão. Desde 82 os técnicos brasileiros passaram a prestigiar demais os volantes brucutus. Tudo bem, um é aceitável. Ficar ali na cabeça de área só fazendo o limpador, mas o que temos visto no Brasil desde então são times com dois, três e até quatro volantes brucutus em campo. Aí não dá, né. Que camisa vai sobrar pros jogadores de talento? Acho que isso tá acontecendo na base dos times e continua nos profissionais.

  2. neuberbs

    Concordo contigo, Joel. Infelizmente não há mais espaço para jogadores de talento, mas que não ajudam na composição tática. O Brasil perdeu seu diferencial.
    A formação desses craques mirins continua, mas não se desenvolve quando chega no sub-20. Muito também por culpa dos supostos empresários dessas crianças, que já querem ver seus “produtos” vendidos antes de estrear no profissional. Muito também pela necessidade dos clubes de vender.
    Triste.

  3. Cristiano Antônio Moraes Machado

    O blog poderia levantar dois pontos fundamentais que podem ser a causa do que foi abordado: 1- a medíocre geração pós Lei Pelé, a qual colocou o futebol de base sob comando de empresários e sem incentivos aos clubes na formação de jogadores; 2- A fórmula da principal competição dos clubes de elite, o Campeonato Brasileiro, não estimula a competitividade, a formação de jogadores talhados para decisões. Basta ver que desde 2003 ( ano do início dos pontos corridos), não ganhamos mais Copas; perguntem quais clubes brasileiros desde 2003, 15 edições de pontos corridos, foram campeões brasileiros e da Libertadores no ano seguinte? Apenas no Corinthians, campeão nacional em 2011 e Libertadores em 2012. 1 único campeão em 15 edições! Jogos de estádios vazios, de campeões antecipados quase todos os anos, impopularizam o futebol para as novas gerações. Por que não os velhos campeonatos com turno único e play-offs de 16 ou 8 clubes, estádios lotados, reversões de resultado no segundo jogo ( como vemos na Champions) e, principalmente, finais!? Gostaria que o blog abordasse essas duas causas da queda do futebol brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *