… 11/07/2018 – Croácia 2 x 1 Inglaterra

Três pontos sobre…
… 11/07/2018 – Croácia 2 x 1 Inglaterra


(Imagem: FIFA.com)

● Durante toda a Copa do Mundo, os ingleses tentaram tirar a pressão de cima de seus jogadores, dizendo que essa equipe estará realmente pronta para disputar o título no Qatar em 2022. Embora possua uma equipe jovem, com média de idade de 25,9 anos, são todos jogadores de nível técnico indiscutível. Quanto mais avançava na competição, mais isso ficava claro. E os torcedores sonhavam.

A Croácia terminou a primeira fase com 100% de aproveitamento, com destaque no “chocolate” diante dos argentinos. Depois, se desgastou muito fisicamente ao precisar passar por duas decisões nos pênaltis. Mesmo com média de idade de 27,5 anos, os destaques são os “vovôs” Luka Modrić (32), Mario Mandžukić (32) e Danijel Subašić (33). Mas foi Ivan Perišić quem liderou as ações ofensivas nessa partida de hoje, que levou sua seleção para primeira final em sua curta história.


Zlatko Dalić escalou a Croácia no sistema 4-2-3-1.


A Inglaterra, do técnico Gareth Southgate, foi ao campo no sistema 3-5-2.

● E o placar foi aberto logo aos cinco minutos. O ala direito Kieran Trippier, um dos melhores jogadores da Copa, cobrou falta pouco antes da meia lua, no ângulo e sem chances de defesa para o goleiro Subašić.

Nesse momento parecia que a camisa dos Three Lions iria pesar mais. Estava com o contra-ataque à sua disposição, mas Raheem Sterling e Jesse Lingard fizeram outra partida desastrosa, em que erraram quase tudo que tentaram.

Henderson cobrou escanteio bem aberto e Maguire escorou para fora.

Por duas vezes, Ivan Perišić chutou de longe, mas em ambas a bola saiu a esquerda da baliza.

Após um lateral aos 30 min, Harry Keane fez o pivô, Dele Alli deixou com Lingard, que colocou Keane na cara do gol. Ele chutou e Subašić defendeu. Na sobra, o próprio Keane chutou na trave, a bola tocou no goleiro croata e saiu de perigo. Mas o bandeirinha já havia assinalado um impedimento bastante duvidoso logo no primeiro lance.

Na sequência, Ante Rebić pegou a sobra de uma jogada que ele mesmo havia criado e chutou de pé esquerdo, mas o goleiro Pickford defendeu em dois tempos.

Aos 35′, Dele Alli ajeita para Lingard bater da meia lua. Mesmo sem marcação, o camisa 7 bateu para fora. Lembrou muito o lance de Renato Augusto contra Bélgica, já no fim fo jogo: poderia escolher o canto, mas errou a finalização. O inglês também pagaria caro por isso.

No segundo tempo, Modrić cruzou, a zaga desviou e Perišić encheu o pé, mas a marcação estava em cima e cortou antes que colocasse o goleiro em perigo. Parecia não ser o dia de Perišić. Mas era!

Aos 23′, Vrsaljko cruzou da direita e Perišić se antecipou à marcação de Walker e escorou para o gol de pé esquerdo. Os jogadores ingleses reclamaram muito de jogo perigoso do croata. Muitos árbitros marcariam a infração, mas Cüneyt Çakır confirmou o gol.

Pouco depois, Perišić pedalou para cima da marcação e bateu cruzado. A bola foi na trave e Rebić não aproveitou a sobra. Era a vez da Croácia dominar o jogo e perder chances de matar o jogo. Os meninos ingleses etavam nervosos.

Brozović encontrou Mandžukić na área. Ele girou sobre a marcação e bateu, mas o goleiro defendeu.

Trippier cobrou falta da direita, mas Harry Keane não cabeceou em cheio.

Na prorrogação, aos 8′, Trippier bateu um escanteio da direita e John Stones cabeceou firme. Vrsaljko tirou de cabeça em cima da linha. Um milagre em um momento crucial como esse.

No final da primeira parte do tempo extra, Perišić cruzou da esquerda para Mandžukić, mas Pickford foi para a dividida com o atacante e fechou o gol.

Na segunda etapa, logo aos 2 min, Modrić cobrou escanteio rasteiro para a área e Brozović chutou nas redes pelo lado de fora.

Mas tudo se resolveria no minuto seguinte. Perišić ganhou uma disputa pelo alto e Mandžukić aproveitou para chutar cruzado de esquerda. Um belo gol. Uma prova de por quê um centroavante tem que acreditar em todas as bolas. A Croácia jogava melhor e virava o jogo naquele momento.

Ainda deu tempo para Brozović chutar da entrada da área e Pickford defender.


(Imagem: FIFA.com)

● Após o apito final, uma festa histórica para quem está fazendo história. Pela primeira vez, a Croácia está na final da Copa do Mundo. É a primeira vez em que uma seleção que não estava entre as maiores favoritas inicialmente acaba alcançando a decisão.

Na final, a França é claramente favorita e por vários motivos. O primeiro é a história de Les Bleus, finalista pela terceira vez. Além disso, a França tem um time melhor tecnicamente. Enquanto os destaques croatas estão no meio campo, na França eles estão em todos os setores do campo.

A Croácia chega muito mais desgastada fisicamente, não só por ter um dia a menos de descanso, mas também porque precisou de três prorrogações seguidas – além de duas decisões por pênaltis.

Mas por outro lado, a Croácia mostrou que não se importa em vencer favoritos, como eram Argentina e Inglaterra. E com certeza esse é o momento de todos os atletas darem um “gás a mais” em busca da realização do sonho de (quase) todo jogador: vencer a Copa do Mundo.


(Imagem: FIFA.com)

FICHA TÉCNICA:

 

CROÁCIA 2 X 1 INGLATERRA

 

Data: 11/07/2018

Horário: 21h00 locais

Estádio: Olímpico Luzhniki

Público: 78.011

Cidade: Moscou (Rússia)

Árbitro: Cüneyt Çakır (Turquia)

 

CROÁCIA (4-2-3-1):

INGLATERRA (3-5-2):

23 Danijel Subašić (G)

1  Jordan Pickford (G)

2  Šime Vrsaljko

2  Kyle Walker

6  Dejan Lovren

5  John Stones

21 Domagoj Vida

6  Harry Maguire

3  Ivan Strinić

12 Kieran Trippier

11 Marcelo Brozović

20 Dele Alli

7  Ivan Rakitić

8  Jordan Henderson

10 Luka Modrić (C)

7  Jesse Lingard

4  Ivan Perišić

18 Ashley Young

18 Ante Rebić

10 Raheem Sterling

17 Mario Mandžukić

9  Harry Kane (C)

 

Técnico: Zlatko Dalić

Técnico: Gareth Southgate

 

SUPLENTES:

 

 

12 Lovre Kalinić (G)

13 Jack Butland (G)

1  Dominik Livaković (G)

23 Nick Pope (G)

13 Tin Jedvaj

22 Trent Alexander-Arnold

5  Vedran Ćorluka

16 Phil Jones

15 Duje Ćaleta-Car

15 Gary Cahill

22 Josip Pivarić

3  Danny Rose

14 Filip Bradarić

4  Eric Dier

19 Milan Badelj

21 Ruben Loftus-Cheek

8 Mateo Kovačić

17 Fabian Delph

20 Marko Pjaca

14 Danny Welbeck

9 Andrej Kramarić

19 Marcus Rashford

16 Nikola Kalinić (dispensado da delegação)

11 Jamie Vardy

 

GOLS:

5′ Kieran Trippier (ING)

68′ Ivan Perišić (CRO)

109′ Mario Mandžukić (CRO)

 

CARTÕES AMARELOS:

48′ Mario Mandžukić (CRO)

54′ Kyle Walker (ING)

96′ Ante Rebić (CRO)

 

SUBSTITUIÇÕES:

74′ Raheem Sterling (ING) ↓

Marcus Rashford (ING) ↑

 

INÍCIO DA PRORROGAÇÃO Ashley Young (ING) ↓

Danny Rose (ING) ↑

 

95′ Ivan Strinić (CRO) ↓

Josip Pivarić (CRO) ↑

 

97′ Jordan Henderson (ING) ↓

Eric Dier (ING) ↑

 

101′ Ante Rebić (CRO) ↓

Andrej Kramarić (CRO) ↑

 

112′ Kyle Walker (ING) ↓

Jamie Vardy (ING) ↑

 

115′ Mario Mandžukić (CRO) ↓

Vedran Ćorluka (CRO) ↑

 

119′ Luka Modrić (CRO) ↓

Milan Badelj (CRO) ↑

Melhores momentos da partida:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *