… Daniel Amokachi: lenda do Winning Eleven

Três pontos sobre…
… Daniel Amokachi: lenda do Winning Eleven


(Imagens localizadas no Google)

● No antigo Winning Eleven 3 Final ou no Winning Eleven 4, era muito comum seu amigo escolher o Brasil para jogar. No game, tinham muitos bons times e bons jogadores, mas a melhor forma de você se igualar a esse seu amigo e (até vencê-lo) era você escolher a Nigéria. Taribo West era um zagueiro medíocre na realidade, mas era muito bom no game e ficou marcado para sempre por aquelas xuxinhas verdes no cabelo e sua cara feia. Victor Ikpeba e Jay-Jay Okocha eram rápidos e tinham bons atributos (tanto no jogo quanto na realidade). Mas você poderia apelar facilmente colocando Nwankwo Kanu e seus 1,97 m como centroavante, para receber cruzamentos das pontas. E é nessas posições fundamentais no antigo Winning Eleven (atual Pro Evolution Soccer ou PES), que está a chave do time nigeriano: os jogadores nº 13 e 14. O baixinho camisa 13, Tijjani Babangida, assim como Kanu, ficava no banco, mas era só colocar Okocha e Ikpeba como meias e Babangida na ponta direita.

● Na época em que o atributo mais importante dos jogos de futebol do antigo PlayStation One era a velocidade, o camisa nº 14 da Nigéria era uma verdadeira lenda. Daniel Amokachi ainda é considerado um dos mais rápidos e com maior aceleração da história dos games, além de cabecear bem. Era fenomenal. Era só lançar de “triângulo” e segurar o “R1” que a velocidade sobrenatural de Amokachi e a boa finalização resolvia o resto. Pouco importava que poucos de nós tivessem o visto atuar na realidade, pois a idolatria por esse mito era maior. Era por ele que escolhíamos a Nigéria para jogar.

● Saindo do mundo virtual, Amokachi foi um jogador mediano. O atacante começou em seu país e foi para o Club Brugge, da Bélgica, onde atuou entre 1990 e 1994. Após uma boa Copa do Mundo, se transferiu para o inglês Everton, onde não teve muito destaque. Foi uma das estrelas da Nigéria que conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996. Depois, foi jogar no Beşiktaş, da Turquia, ficando até 1999. Esteve em apenas um jogo da Copa de 1998, se machucando. Aos 27 anos, não suportou a sequência de lesões e resolveu encerrar sua carreira. Voltou em 2002 pelo Colorado Rapids (EUA), mas não conseguiu jogar. Tentou novamente em 2005 pelo Nasarawa United, da Nigéria, também sem sucesso. Nada disso importa. Seu amigo sempre tremerá o controle ao ouvir o nome de Amokachi sendo falado pelo narrador japonês do antigo Winning Eleven.

2 pensou em “… Daniel Amokachi: lenda do Winning Eleven

  1. Marcela Novais

    Muito bom sempre fui muito facinada por video games.Eu gosto muito a evoluçao dos games estão cada vez mais reais.

    Vou compartilhar com meus amigos!

    Obrigado

  2. Pingback: ... 31/07/1996 - Nigéria 4 x 3 Brasil - Três Pontos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *