… Jock Stein, o homem que teve o coração “reprovado” no teste

Três pontos sobre…
… Jock Stein, o homem que teve o coração “reprovado” no teste


(Imagem: www.celticminded.com)

● Por que falar nessa figura tão desconhecida pelos amantes superficiais da bola? Hoje ele estaria fazendo 94 anos. Então quem foi ele? Sabiam que um time inglês demorou 13 anos para ganhar a então Taça dos Campeões Europeus (atual UEFA Champions League)? Sabiam que o primeiro britânico a vencê-la foi o escocês Celtic? Pois é… os católicos de Glasgow foram campeões da temporada 1966/67 sob o comando de Jock Stein, que ganhou uma estátua de bronze na entrada do Celtic Park. A equipe ainda foi vice-campeã europeia em 1969/70, perdendo apenas na prorrogação para o Feyenoord Rotterdam.

● Como jogador, era um zagueiro esforçado, mas uma lesão no tornozelo o obrigou a pendurar as chuteiras cedo demais. Após um bom início como treinador, foi contratado pelo gigante Celtic. Como técnico do time, ele venceu “apenas” 10 campeonatos nacionais, 08 Copas da Escócia, 06 Copas da Liga, além do título europeu já citado. Em 1978 foi contratado pela seleção da Escócia, levando a equipe para a Copa de 1982.

● Apesar de ser um técnico que sempre soube “tirar leite de pedras”, sua fama maior não é apenas por isso. Em 10/09/1985, a Escócia jogou contra o País de Gales na casa do adversário, valendo uma vaga na repescagem para a Copa de 1986. Um verdadeiro teste para cardíacos, no qual o coração de Jock foi reprovado. Ele teve um infarto fulminante ainda dentro de campo e caiu morto após a partida, aos 62 anos de idade. O empate em 1 a 1 foi suficiente para a Escócia seguir à repescagem e, posteriormente, para a Copa, abrindo caminho para ser treinada pelo então auxiliar técnico Alex Ferguson, um dos maiores gênios do banco que o futebol conheceu, mas este é assunto para outro dia.

Um comentário em “… Jock Stein, o homem que teve o coração “reprovado” no teste

  1. Pingback: ... Sir Alex Ferguson: um centro-avante de respeito - Três Pontos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *