… Zlatan Ibrahimović

Três pontos sobre…
… Zlatan Ibrahimović


(Imagem: Football365)

● Apesar de ter aposentado da seleção da Suécia após Eurocopa de 2016, Zlatan Ibrahimović não fez tanta falta na Copa do Mundo de 2018, quando seu país terminou em um honroso e inesperado 7º lugar.

Mas, falando de Zlatan, ele sempre se destacou em tudo. A começar pela habilidade incomum para um atleta de 1,96 m. É um dos jogadores no mundo que mais movimentou dinheiro em suas transferências (cerca de 170 milhões de euros). Desde o Campeonato Holandês 2003/04 pelo Ajax, até sua saída do Paris Saint-Germain em 2016, ele só não foi campeão nacional em campo apenas uma vez: na temporada 2011/12, quando jogava pelo Milan. O cara nasceu em 03/10/1981 para ser campeão.

● Assim como Pelé refere a si mesmo na terceira pessoa como Edson, Ibra também tem seu alter ego: Zlatan. Dentre diversas, minha frase predileta dele é quando questionado sobre o presente de noivado que daria para uma namorada: “Como assim presente? Ela ganhou O Zlatan”. Adora que todos o chamem de Zlatan, mas duas exceções: Maximilian e Vincent, seus filhos. “Zlatan. Essa não é a imagem que eu quero que eles tenham de mim. Mesmo quando eles brincam e me chamam de ‘Zlatan’, eu não gosto. Eles têm que me chamar de ‘Papai’. Para mim isso é um assunto muito sensível. Não quero que eles vejam seu pai como os torcedores me veem. Aonde quer que eu vá, as pessoas me reconhecem, querem tirar uma foto comigo. Mas, em casa, eu quero ser o ‘Papai’, não quero ser Zlatan. Quando saio, represento meu clube e eu mesmo, Zlatan Ibrahimovic, mas em casa sou uma pessoa 100% família”.

● Zlatan já ganhou o disco de ouro na Suécia cantando “Du Gamla”, o hino nacional sueco. Em 2012 o Swedish Language Council (Conselho da Língua Sueca) aceitou e catalogou a palavra “zlatanera” criada por um programa humorístico francês, que significa “ser Zlatan” ou, de forma metafórica, “dominar”. Para pesquisar sobre ele, existe um buscador próprio, semelhante ao google: “http://zlaaatan.com/“.

“Voltei ao Ajax como técnico e havia um garoto que me provocava. Você é o Van Basten, ele disse, e me passava a bola, mostre-me o que pode fazer. Por causa do meu tornozelo, eu não podia mais. Quem era o garoto? Tenho certeza que você o conhece. Ele se chama Zlatan e seu sobrenome era Ibrahimović”, disse Marco Van Basten, sobre as provocações de Zlatan no período em que o ex-jogador holandês passou como treinador do Ajax B, na temporada 2003/04.

“Eu vim, eu vi, eu venci. Obrigado, Los Angeles Galaxy, por fazer com que eu me sentisse vivo novamente. Aos torcedores do Galaxy, vocês queriam Zlatan, eu lhes dei Zlatan. De nada. A história continua. Podem voltar a ver beisebol agora.” ― disse Zlatan pelo seu Instagram, ao se despedir do Los Angeles Galaxy, onde atuou de 31/03/2018 a 13/11/2019, marcando 53 gols em 58 partidas.

Zlatan é ou não é “Zlatan”?

2 pensou em “… Zlatan Ibrahimović

  1. Pingback: ... 12/06/2002 - Suécia 1 x 1 Argentina - Três Pontos

  2. Pingback: ... Maradona: ídolo de três clubes - Três Pontos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *