… Edmundo 50 anos

Três pontos sobre…
… Edmundo 50 anos


(Imagem: netvasco.com.br)

Durante muitos anos, especialmente na década de 1990, ele era sinônimo de dribles, gols e confusão (não necessariamente nessa ordem).

Polêmico e temperamental, dono de um talento inegável, era amado e odiado de forma intensa na mesma proporção.

Veja mais:
… Edmundo 4 x 1 Flamengo, em 1997

Surgiu nas categorias de base do Vasco da Gama. Ainda ecoa no Maracanã o grito da torcida cruz-maltina: “Ah, é Edmundo! Ah, é Edmundo!” E ele liderou o clube rumo ao título incontestável do Brasileirão de 1997, em uma das maiores atuações de um jogador em um campeonato, com incríveis 29 gols em 28 jogos.


(Imagem: Domicio Pinheiro / Agência Estado / Globo Esporte)

Também é inesquecível o grito da torcida palmeirense: “Au au au, Edmundo é animal!” E também os bicampeonatos brasileiro e paulista de 1993 e 1994.

Na Fiorentina, foi um dos melhores parceiros de Batistuta. A Viola chegou a sonhar com o Scudetto, mas Edmundo preferiu curtir o Carnaval carioca e o time desandou.

Nas finais do Carioca de 1997, fez a “dança da bundinha” na frente do zagueiro Gonçalves. Mas o Botafogo acabou sendo campeão.

Foi titular na final da Copa América de 1997. Precisou ser substituído às pressas para não ser expulso depois de uma agressão a um adversário.

Em 1995, o Flamengo formou o “pior ataque do mundo”, com Sávio, Romário e Edmundo.

Edmundo não teve grandes feitos por Corinthians, Santos, Napoli, Cruzeiro, Tokyo Verdy, Urawa Red Diamonds, Fluminense, Nova Iguaçu e Figueirense.

Como comentarista dos canais Fox Sports, se irritava facilmente, tinha opiniões polêmicas, clubistas e parciais. Mas entende muito de futebol e sabe bem expressar o pensamento de um atleta de alto nível.

Exatamente hoje, Edmundo Alves de Souza Neto completa 50 anos.

Dribles, gols, títulos, brigas, provocações, polêmicas – deu cerveja pra macaco, começou uma briga campal pelo Palmeiras e outra pelo Flamengo –, Edmundo era tudo isso junto e misturado, em sua maior essência.

Sem dúvidas, é uma das figuras mais legais do nosso futebol é um dos principais personagens dos anos 1990.

Parabéns, “Animal”!


(Imagem: netvasco.com.br)

Lances geniais de Edmundo:

Lances de Edmundo pelo Palmeiras:

Lances de Edmundo pelo Vasco:

Todos os gols de Edmundo no Brasileirão de 1997:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *