… 14/07/1930 – Romênia 3 x 1 Peru

Três pontos sobre…
… 14/07/1930 – Romênia 3 x 1 Peru


(Imagem: RomaniaBalls / Whoeateallthepies.tv)

● Após convencer franceses e belgas a viajarem para o Uruguai para a disputa da primeira Copa do Mundo de futebol, Jules Rimet tomou um trem de Paris a Bucareste para tentar convencer os romenos. Aos 36 anos, o rei Carol II havia acabado de assumir o trono do país. A Romênia era uma equipe do segundo escalão no contexto do futebol europeu, mas o rei era um entusiasta do esporte. Em seus tempos de príncipe, ele havia sido secretário-geral da federação. Sua Majestade convocou e escalou pessoalmente os atletas, entregando à comissão técnica do time uma lista com os nomes de todos os jogadores, titulares e reservas. Ele também conseguiu com os patrões dos jogadores uma licença remunerada de dois meses (quase todos eram empregados de empresas britânicas de petróleo).

Como era comum nas primeiras décadas do século XX, o comando técnico da seleção romena era dividido entre Constantin Rădulescu e Octav Luchide (secretário-geral da federação). Curiosamente, Rădulescu também era árbitro e foi bandeirinha nas partidas “Argentina 1 x 0 França” e “Argentina 6 x 3 México”.

Além dos romenos, o Grupo 3 era composto também pelo anfitrião Uruguai e pelo Peru.

Do lado peruano, os dois melhores jogadores disputavam posição e concorriam por apenas uma vaga no time titular: os goleiros Jorge Pardón e Juan “El Mago” Valdivieso.


Nos anos 1930, todas as equipes atuavam no ofensivo sistema “clássico” ou “pirâmide”, o 2-3-5.

● Romênia e Peru protagonizaram a partida com o menor plateia da história das Copas. Oficialmente, 2.459 expectadores assistiram o jogo, mas o número de pagantes girou em torno de 300.

E esse pequeno público não demoraria a ver um gol. Apenas 50 segundos haviam passado quando os romenos tiraram o zero do placar, no primeiro “gol-relâmpago” da história dos Mundiais. O capitão Emerich Vogl tocou na meia direita para Adalbert Deșu, ele se livrou da marcação de Galindo e chutou alto. Embora a FIFA credite o gol a Deșu, alguns historiadores afirmam que Constantin Stanciu foi o autor.

Depois de sofrer um gol tão precoce, os atletas peruanos perderam a cabeça e começaram a apelar para o jogo violento. Os romenos não ficaram atrás e devolveram na mesma moeda. O jogo ficou feio.

Aos 33′, o zagueiro romeno Adalbert Steiner sofreu a primeira fratura na perna na história das Copas. Por falta de registros precisos, há controvérsias sobre o autor da agressão, mas o mais citado é Mario de las Casas.


O lesionado Steiner espera por tratamento (Imagem: RomaniaBalls / WorldCup1930Project)

O Peru tinha um homem a mais, mas não conseguiu aproveitar a superioridade numérica.

Aos nove minutos do segundo tempo, o capitão peruano Plácido Galindo discordou de uma marcação, empurrou o árbitro chileno Alberto Warnken com uma peitada e foi expulso. Mas ele não aceitou a decisão e se recusou a deixar o campo. Os dirigentes de seu país demoraram dez minutos para convencê-lo a sair. Nesse período, os peruanos até tentaram tirar um jogador e colocar outro em campo, mas a fraude foi percebida, já que não eram permitidas substituições na época.

Eram dez atletas para cada lado.

Foi a primeira expulsão da história das Copas e seria a única no Mundial de 1930.

O Peru conseguiu o empate aos 29′. Juan Alfonso Valle escapou pela ponta direita, passando por Vogl e Rudolf Bürger e cruzando para a área. Luis de Souza Ferreira foi o responsável por mandar a bola para as redes do goleiro Ion Lăpuşneanu.

Mas, aos 40′, Alfred Eisenbeisser abriu com Ştefan Barbu na esquerda e ele tocou para o meio. Rudolf Wetzer dominou e mandou para a área. Miklós Kovács viu Stanciu sozinho e tocou para seu colega fazer o segundo tento romeno.

O placar foi fechado a um minuto do fim. Wetzer deixou com Kovács no meio. Ele passou por Domingo García, avançou pela ponta direita e chutou cruzado, na saída do goleiro Valdivieso. Placar final: 3 a 1 para a Romênia.


(Imagem: RomaniaBalls / Dechalaca.com)

● De acordo com os relatos dos historiadores, essa partida teve dois gols impedidos, mas não informam quais.

Na segunda partida do Grupo 3, o Peru perdeu por 1 x 0 para o Uruguai. No jogo derradeiro, a Romênia também foi derrotada pela Celeste Olímpica por 4 x 0.

Como prêmio pela participação, mesmo com a Romênia sendo eliminada na primeira fase, os atletas ganharam dez dias de folga em Nova York, com todas as despesas pagas pelo rei Carol II. Em 1940, durante a Segunda Guerra Mundial, o rei abdicou do trono e, em 1947, já exilado, se casou pela terceira vez, no Rio de Janeiro, com a romena Elena “Magda” Lupescu. Ele morreu no exílio em Estoril, Portugal, em 04/04/1953, aos 59 anos de idade.


À esquerda, o goleiro Lăpuşneanu se antecipa ao atacante peruano Julio Flores (Imagem: O Craiovano)

FICHA TÉCNICA:

 

ROMÊNIA 3 x 1 PERU

 

Data: 14/07/1930

Horário: 14h50 locais

Estádio: Pocitos

Público: 2.549

Cidade: Montevidéu (Uruguai)

Árbitro: Alberto Warnken (Chile)

 

ROMÊNIA (2-3-5):

PERU (2-3-5):

Ion Lăpuşneanu (G)

Juan Valdivieso (G)

Adalbert Steiner

Mario de las Casas

Rudolf Bürger

Alberto Soria

Ladislau Raffinsky

Plácido Galindo (C)

Emerich Vogl (C)

Domingo García

Alfred Eisenbeisser

Juan Alfonso Valle

Miklós Kovács

Julio Flores

Adalbert Deșu

Alejandro Villanueva

Rudolf Wetzer

Alberto Denegri

Constantin Stanciu

Demetrio Neyra

Ştefan Barbu

Luis de Souza Ferreira

 

Técnico: Constantin Rădulescu / Octav Luchide

Técnico: Francisco Bru

 

SUPLENTES:

 

 

Samuel Zauber (G)

Jorge Pardón (G)

Iosif Czako

Antonio Maquilón

Rudolf Steiner

Arturo Fernández Meyzán

Corneliu Robe

Eduardo Astengo

Alexandru Borbely

Julio Gilberto Quintana

Petre Steinbach

Carlos Cillóniz

Andrei Glanzmann

Jorge Góngora

Elemer Kocsis

Pablo Pacheco

Ilie Subăşeanu

Lizardo Rodríguez Nue

 

Jorge Sarmiento

 

José María Lavalle

 

GOLS:

50” Adalbert Deșu (ROM)

75′ Luis de Souza Ferreira (PER)

79′ Constantin Stanciu (ROM)

89′ Miklós Kovács (ROM)

 

EXPULSÃO: 54′ Plácido Galindo (PER)

Algumas imagens da partida:

Outras imagens:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *