… 15/07/1930 – Argentina 1 x 0 França

Três pontos sobre…
… 15/07/1930 – Argentina 1 x 0 França

Protocolos iniciais da parida. (Imagem: Wikimedia Commons)

● Era o terceiro dia de competições. Enquanto a Argentina fazia sua estreia na Copa do Mundo de 1930, a França já realizaria sua segunda partida, após golear o México por 4 x 1 no primeiro jogo, disputado dois dias antes.

O Grupo 1 era o único que contava com quatro seleções (França, México, Argentina e Chile) e o calendário foi cruel com a seleção francesa, fazendo-a entrar em campo por duas vezes antes de várias equipes terem estreado.

Nos anos 1930, todas as equipes atuavam no ofensivo sistema “clássico” ou “pirâmide”, o 2-3-5.

● Os franceses sofreram com o jogo duro dos argentinos. Logo aos dois minutos, o ótimo e violento centromédio Luisito Monti mostrou seu “cartão de visitas”. Ele deu uma entrada duríssima no autor do primeiro gol em Copas, Lucien Laurent. O francês ficou mancando em campo até o fim da partida, apenas fazendo número.

O goleiro Alexis Thépot (que já tinha se machucado e saído de campo na partida contra os mexicanos) também foi agredido aos 23 minutos. Mas mesmo assim ele fechou o gol. Só foi vencido em uma cobrança de falta de Monti, aos 36 minutos do segundo tempo.

A França mal teve tempo para reagir. O árbitro brasileiro Gilberto de Almeida Rêgo encerrou o jogo por engano apenas três minutos depois, ou seja, faltando seis minutos a serem jogados e ainda no meio de um contra-ataque francês. Evidentemente, isso resultou em protestos exaltados dos europeus.

O detalhe é que a culpa da trapalhada no tempo de jogo não foi do árbitro. Na época, o controle do tempo cabia a um cronometrista oficial, que ficava do lado de fora do campo. O erro foi percebido logo depois, mas os torcedores já haviam invadido o gramado.

Alguns jogadores até já haviam tomado banho quando, meia hora depois, com o apoio do bandeirinha romeno Costel Rădulescu e o testemunho do próprio cronometrista, os franceses convenceram o juiz brasileiro a reiniciar a partida para disputarem os minutos finais do tempo regulamentar. Mesmo com pressão francesa, não houve mais alteração no placar.

“Voltamos para o vestiário e só aí o juiz descobriu que apitou o fim do jogo 5 minutos antes da hora. Alguns jogadores já estavam se trocando quando tivemos que voltar para o campo. Ainda tive uma chance de empatar. A bola passou perto da trave. Não tivemos sorte naquele dia” – disse posteriormente o meia direita francês Edmond Delfour.

Gol argentino retratado pelo site Moviolagol (http://moviolagol.deviantart.com/)

● Não era de se esperar que os mais de vinte mil uruguaios presentes no estádio Parque Central tivessem carinho com os argentinos. Mas a torcida uruguaia provocou demais os arqui-inimigos durante todo o jogo. Tanto, que o atacante Roberto Cherro, do Boca Juniors, teve uma violenta crise emocional. Levado para o vestiário, ele desmaiou e nem voltou para disputar o final da partida.

Na saída, 500 vândalos apedrejaram o ônibus da Argentina, em um tumulto que só foi controlado pela polícia quase uma hora depois. Os portenhos ameaçaram a abandonar a competição, mas foram convencidos a continuarem devido a insistentes pedidos dos organizadores e do presidente uruguaio, Juan Campisteguy, além de garantias de segurança a todos.

O francês Delfour disse que o jogo quase acabou em briga:

“O estádio estava cheio, com todo mundo torcendo pela França, gritando ‘Francia, Francia’. O jogo estava 0 a 0. Faltando 10 minutos, uma bola caiu na entrada da área, matei ela no peito e Luis Monti veio para cima de mim. Mas o juiz deu falta contra a França. Na cobrança a Argentina fez o gol da vitória. Depois ainda houve um princípio de confusão, porque Monti também tinha agredido Laurent e Maschinot.”

Lucien Laurent também deu sua versão:

“Eu me lembro de Monti, o central da Argentina. Diziam que ele era durão, que tínhamos que provocá-lo, mas acho que era exatamente isso que ele queria que nós fizéssemos.”

A França acabou em 7º dentre as 13 seleções. Venceu os mexicanos (4 a 1), mas perdeu para argentinos e chilenos (ambos por 1 a 0).

O meia esquerda argentino Manuel Ferreira tinha muita moral na sua seleção, inclusive sendo o capitão do time. Por isso, desfrutou de um privilégio durante a Copa. Ele chegou a Montevidéu alguns dias depois do resto da delegação porque estava fazendo um curso de escrivão público. Após essa partida contra a França, ele não jogou contra o México porque teve que voltar a Buenos Aires para fazer uma prova. Foi aprovado e retornou normalmente para a seleção portenha logo depois.

Como curiosidade, em Copas do Mundo, a Argentina de 1930 foi a primeira seleção a ter dois técnicos em vez de apenas um: Francisco Olazar e Juan José Tramutola.

(Imagem localizada no Google)

FICHA TÉCNICA:

 

ARGENTINA 1 x 0 FRANÇA

 

Data: 15/07/1930

Horário: 16h00 locais

Estádio: Parque Central

Público: 23.409

Cidade: Montevidéu (Uruguai)

Árbitro: Gilberto de Almeida Rêgo (Brasil)

 

ARGENTINA (2-3-5):

FRANÇA (2-3-5):

Ángel Bossio (G)

Alexis Thépot (G)

José Della Torre

Marcel Capelle

Ramón Muttis

Étienne Mattler

Juan Evaristo

Alexandre Villaplane (C)

Luis Monti

Marcel Pinel

Pedro Suárez

Augustin Chantrel

Natalio Perinetti

Ernest Libérati

Francisco Varallo

Edmond Delfour

Roberto Cherro

André Maschinot

Manuel Ferreira (C)

Lucien Laurent

Mario Evaristo

Marcel Langiller

 

Técnicos: Francisco Olazar / Juan José Tramutola

Técnico: Raoul Caudron

 

SUPLENTES:

 

 

Juan Botasso (G)

André Tassin (G)

Alberto Chividini

Numa Andoire

Fernando Paternoster

Célestin Delmer

Rodolfo Orlandini

Jean Laurent

Edmundo Piaggio

Émile Veinante

Adolfo Zumelzú

 

Carlos Spadaro

 

Carlos Peucelle

 

Guillermo Stábile

 

Attilio Demaría

 

Alejandro Scopelli

 

 

GOL: 81′ Luis Monti (ARG)


O capitão Manuel Ferreira, seguido pelo goleiro Ángel Bossio, na entrada dos atletas argentinos no gramado para enfrentarem a França
(Imagem: Bob Thomas / Popperfoto / Getty Images / FIFA)

Imagens diversas sobre a partida:

2 pensou em “… 15/07/1930 – Argentina 1 x 0 França

  1. Pingback: ... 14/07/1930 - Romênia 3 x 1 Peru - Três Pontos

  2. Pingback: ... 19/07/1930 - Chile 1 x 0 França - Três Pontos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *