… Cruzeiro, campeão da Copa do Brasil 2018

Três pontos sobre…
… Cruzeiro, campeão da Copa do Brasil 2018


(Imagem: Globo Esporte)

● Merecidamente, o Cruzeiro é campeão da Copa do Brasil. Aliás, se tornou o primeiro bicampeão da história do torneio, já que conquistou a taça também ano passado. É o sexto título cruzeirense nos 30 anos da competição, da qual se tornou o maior campeão.

Jair Ventura, técnico do Corinthians, até tentou começar a partida em um esquema mais agressivo, com Jonathas como centroavante, mas não surtiu o efeito esperado.

O Cruzeiro, time copeiro, cascudo, à imagem e semelhança de seu criador, o técnico Mano Menezes, soube segurar e conter o ímpeto do adversário.

Aos 28 minutos do primeiro tempo, Léo Santos falha um domínio bobo na linha lateral e permite o ataque celeste. Barcos faz boa jogada e finaliza na trave. Na sobra, Robinho emenda da entrada da área para o gol vazio e inaugura o marcador.

O Corinthians pressiona, chega a ter mais de 70% de posse de bola, mas só conseguiu igualar o placar quando o VAR entrou em ação e marcou um pênalti duvidoso no início do segundo tempo, de Thiago Neves sobre Ralf. Jadson cobrou com maestria e marcou.

Aos 24′ da segunda etapa, Pedrinho entra no lugar do nulo Jonathas. Não sei como o menino não é titular desse time! Toda vez que ele entra, ele agrega bastante e é decisivo. E seria novamente, no minuto seguinte após entrar em campo. Ele aproveitou uma bola rebatida e emendou para o gol. A bola desviou e matou o goleiro Fábio. Um golaço!

Mas o VAR entrou em ação novamente e de forma duvidosa anulou o gol. No início da jogada, Jadson deixou o braço no peito de Dedé e o árbitro foi na onda e anulou o gol.

O Timão sentiu e se arrefeceu um pouco. O Cruzeiro gastava o tempo. Até matar a jogada em um contra-ataque mortal, com Raniel segurando a marcação e deixando De Arrascaeta livre para tocar com muita categoria por cima de Cássio. Eram 37′ da etapa final. Ninguém mais tinha dúvidas que o Cruzeiro seria o campeão. E foi.


(Imagem: Djalma Vassão / Gazeta Press / Gazeta Esportiva)

● Destaques para a dupla de volantes Henrique e Ariel Cabral, que fecharam a “casinha” e não permitiram as infiltrações inimigas pelo meio. Mas os demais meias, principalmente Robinho e Rafinha, pelos lados, também ajudaram bastante na marcação. A improvisação do volante Lucas Romero na lateral esquerda não comprometeu.

De Arrascaeta, que foi titular da seleção uruguaia em amistoso ontem no Japão, viajou 24 horas para ser decisivo na hora H. Valeu os R$ 60 mil investidos pelo Cruzeiro nessa logística.

E o mito Dedé se agigantou em (quase) todas as bolas alçadas na área. É incrível como ele sobe bem. Fez falta nesse ciclo passado da Seleção Brasileira.

E o Corinthians, desmontado e desmanchado como nunca durante esse ano, lutou bravamente, mas as limitações ficaram ainda mais evidenciadas nessa final. Foi muito longe, pelo elenco que tem atualmente.

Festa na parte azul de Belo Horizonte! O Cruzeiro é, de novo, campeão da Copa do Brasil!

● Ficha Técnica — Corinthians 1 x 2 Cruzeiro
Data: 17/10/2018 — Horário: 21h45 locais
Estádio: Arena Corinthians — Cidade: São Paulo/SP
Público: 45.978 pagantes – 46.571 total
Renda: R$ 5.108.151,00
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (FIFA-RJ)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa (FIFA-RJ) e Bruno Boschilia (FIFA-PR)
VAR: Wilton Pereira Sampaio (FIFA-GO)
Gols: 28′ Robinho (CRU); 54′ Jadson (COR)(pen); 82′ Giorgian De Arrascaeta (CRU)
Cartões Amarelos: Fagner, Ralf, Gabriel, Jadson, Emerson Sheik e Clayson (COR); Robinho, Thiago Neves e Rafinha (CRU)
Corinthians (4-2-3-1): Cássio (C); Fagner, Léo Santos, Henrique e Danilo Avelar; Ralf e Gabriel (↑ Mateus Vital); Emerson Sheik (↑ Clayson), Jadson e Ángel Romero; Jonathas (↑ Pedrinho). Técnico: Jair Ventura.
Cruzeiro (4-2-3-1): Fábio; Edilson, Dedé, Léo e Lucas Romero; Henrique (C) e Ariel Cabral; Robinho, Thiago Neves (↑ Lucas Silva) e Rafinha (↑ Giorgian De Arrascaeta); Hernán Barcos (↑ Raniel). Técnico: Mano Menezes.

Melhores momentos da partida (antes que tirem do ar):

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *