… Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018

Três pontos sobre…
… Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018 (panorama geral)


Chile será uma das  ausências mais marcantes na próxima Copa do Mundo (Imagem: UOL)

● Após mais uma rodada decisiva das Eliminatórias, a Copa do Mundo de 2018 começa a ganhar forma. Já conhecemos 23 das 32 seleções que disputarão o Mundial na Rússia no ano que vem.

Dentre os já classificados, parabéns para os estreantes Islândia e Panamá. São duas equipes que vêm demonstrando seu crescimento continental há alguns anos e essa qualificação vem como um prêmio a isso.

Os destaques negativos são, naturalmente, as ausências de Chile, Estados Unidos e Holanda.

Veja abaixo um panorama geral.

● Os classificados da Ásia já tinham sido decididos no mês passado. Com justiça, as melhores equipes estarão na Rússia: Irã, Coreia do Sul, Japão e Arábia Saudita. Na repescagem, a Austrália eliminou a Síria e agora enfrenta Honduras por uma vaga na Copa.

● Na Europa, França, Portugal, Alemanha, Sérvia, Polônia, Inglaterra, Espanha, Bélgica e Islândia estão na Copa. A repescagem será entre Suíça, Itália, Croácia e Dinamarca (pote 1) e Grécia, Irlanda do Norte, Suécia e Irlanda (pote 2). O sorteio para a definição dos confrontos será no próximo dia 14.

Vice-campeã em 2010 e 3º lugar em 2014, a Holanda volta a ficar fora de um Mundial após 16 anos.

● Na América do Sul o sistema de liga (todos contra todos, em ida e volta) acaba sendo a forma de disputa mais justa. Ou seja, o Chile não foi eliminado por ter perdido de 3 a 0 para o Brasil, mas pela irregularidade em sua campanha no geral, especialmente nos jogos em casa. A geração bicampeã da Copa América pode estar chegando ao ocaso sem disputar um último Mundial. Jogadores talentosos como Arturo Vidal e Alexis Sánchez assistirão ao torneio pela TV.


(Imagem: Globo Esporte)

O mágico Lionel Messi tirou três coelhos da cartola e colocou a Argentina na Copa, virando sobre o Equador por 3 a 1. O Uruguai até tentou dificultar as coisas para si próprio, marcando dois gols contra, mas fizeram quatro a favor e bateram os bolivianos por 4 a 2. A Venezuela fez um favor para o futebol e impediu que o fraquíssimo Paraguai fosse para o Mundial. Vitória dos vinotintos por 1 a 0, em pleno Estádio Defensores del Chaco, em Assunção.

Liderado por Paolo Guerrero, o Peru mantém sua chama acesa ao empatar com a Colômbia em casa por 1 x 1 e disputará a repescagem contra a frágil Nova Zelândia. O resultado garantiu a Colômbia na Copa.

● Na CONCACAF (Confederação da América do Norte, Central e Caribe), o México já estava classificado anteriormente, assim como a Costa Rica. Em uma rodada para cardíacos, os Estados Unidos conseguiram perder para Trinidad e Tobago por 2 x 1 (primeira vitória dos trinitários sobre os ianques na história) e viram seus adversários diretos vencerem de virada. O Panamá ganhou da Costa Rica por 2 x 1 e Honduras bateu o México por 3 x 2. O Panamá consegue vaga direta na Copa, enquanto Honduras vai disputar a repescagem contra a Austrália. Os EUA disputaram todas as Copas desde 1990 e agora vêem essa sequência ser quebrada.


(Imagem: Globo Esporte)

● A última rodada qualificatória no continente africano será no dia 5 de novembro, mas algumas equipes já se garantiram.

A Nigéria sobreviveu ao “grupo da morte” e deixou para trás fortes concorrentes: Camarões, Argélia e Zâmbia.

O Egito volta a uma Copa depois de 28 anos de ausência. Em sua chave, Gana ficou para trás.

Na última rodada, a Tunísia só precisa de um empate em casa contra a lanterna Líbia. A República Democrática do Congo necessita vencer a Guiné e precisa de uma derrota da Tunísia (tirando dois gols de saldo dos tunisianos). Quase impossível.

A Costa do Marfim recebe o Marrocos em confronto direto. Os marroquinos têm vantagem do empate.

Senegal enfrenta a África do Sul mais duas vezes (um jogo foi anulado por suspeitas de manipulação de resultado). Com uma vitória, os Leões da Teranga se garantem na Rússia. Os Bafana Bafana precisam de uma combinação improvável, além de vencer os dois jogos. Burkina Faso e Cabo Verde estão um ponto atrás dos senegaleses. Para uma delas se qualificar, deve vencer o confronto direto entre elas e torcer para que Senegal empate uma e perca a outra. Quase impossível também.

● Independentemente dos demais classificados, os cabeças de chave da próxima Copa já estão definidos. Com base no ranking da FIFA de outubro, são, respectivamente: Rússia (país sede), Alemanha, Brasil, Portugal, Argentina, Bélgica, Polônia e França.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *