… 03/07/1974 – Polônia 0 x 1 Alemanha Ocidental

Três pontos sobre…
… 03/07/1974 – Polônia 0 x 1 Alemanha Ocidental


Vários homens trabalharam na tentativa de deixar o gramado mais propício ao jogo (Imagem: Porta Polonica)

● Tudo estava programado para um grande jogo entre a anfitriã Alemanha Ocidental e Polônia. Era a última rodada da segunda fase, disputada em dois grupos de quatro, que classificaria a campeã de cada grupo para a final. Como ambas tinham vencido os dois jogos anteriores, a partida era, na prática, a semifinal da Copa do Mundo de 1974.

A Alemanha jogava pelo empate (por ter melhor saldo de gols) e jogava o futebol sólido, pragmático e vitorioso de sempre, com craques como Franz Beckenbauer, Paul Breitner e Gerd Müller. Já a Polônia continuava a surpreender o mundo, após conquistar a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos, eliminar a Inglaterra nas eliminatórias e vencer todos seus jogos no Mundial até então (Argentina, Haiti, Itália, Suécia e Iugoslávia).

Tudo pronto para um jogo histórico, entre duas equipes míticas. Faltou combinar com o tempo. Todos esperavam um clima chuvoso, mas não tempestade que precedeu à partida em Frankfurt naquele 03 de julho. A chuva torrencial encharcou o gramado. Os bombeiros tentaram drenar a água com rolo de sucção e mangueiras. O técnico polonês Kazimierz Górski pediu o adiamento da partida, mas de nada adiantou. Meia hora após o horário programado, o temporal dá um tempo e o jogo começou.

As circunstâncias eram estranhas. No meio da partida, há uma paralisação, sendo respeitado um minuto de silêncio pela morte do presidente da Argentina, Juan Domingo Perón.


A Polônia atuava no 4-3-3, com destaque para o “todo-campista” Kazimierz Deyna e o ponta direita Grzegorz Lato.


A Alemanha jogava no 4-3-3, tendo Franz Beckenbauer como líbero e os avanços constantes pelo meio do lateral esquerdo Paul Breitner.

● A primeira ameaça de gol foi polonesa. Em uma rara falha de posicionamento do “Kaiser” Franz Beckenbauer, Grzegorz Lato finalizou e Sepp Maier saiu magnificamente do gol, na hora certa, evitando uma chance clara de gol da Polônia.

Mesmo dominando todo o primeiro tempo, pelo andamento do jogo, a Polônia está em clara desvantagem. Os ágeis pontas Grzegorz Lato e Robert Gadocha têm a velocidade prejudicada pela água que segura a bola nas laterais do gramado.

A Polônia sente falta do Wlodzimierz Lubanski, que ficou fora da Copa por ter se lesionado. Andrzej Szarmach era um dos artilheiros do torneio, mas ficou no banco pela primeira vez. Em seu lugar, jogou Jan Domarski, em sua primeira partida como titular, mas o camisa nº 19 não conseguiu concluir nenhuma jogada em gol.

Aos sete minutos do segundo tempo, Zmuda derruba Hölzenbein dentro da área, em pênalti indiscutível. Uli Hoeneß cobra e o ótimo goleiro Jan Tomaszewski acerta o canto, mergulha para a direita e defende seu segundo pênalti na Copa (já havia pegado da mesma forma um pênalti batido por Staffan Tapper, na vitória sobre a Suécia por 1 a 0).

Enquanto a Polônia não conseguia fazer valer o seu jogo de toque de bola, a Alemanha parecia dosar o ritmo até atacar com tudo nos 20 minutos finais.

Aos 31 minutos do segundo tempo, Rainer Bonhof recebe dentro da área, dá um passe em diagonal e deixa Gerd Müller em condições de marcar. “Der Bomber” chuta rasteiro, junto à trave, no canto direito do goleiro Tomaszewski.

Mas os poloneses caem lutando. Nos minutos finais o, capitão Kazimierz Deyna força outra defesa espetacular de Sepp Maier. O final é tenso.


O matador Gerd Müller marcou o único gol da partida (Imagem: Storie di Calcio)

● A Polônia era considerada melhor tecnicamente, mas com as adversidades, foi a República Federal da Alemanha que se classificou para disputar a final em casa, quando venceria outra equipe lendária: o Carrossel Holandês, de Johan Cruijff (que veremos no dia 07/07).

Mesmo com a derrota, a Polônia não se abateu, saiu de cabeça erguida por ter jogado melhor que os alemães e ainda mostraram força ao vencer o Brasil na decisão do 3º lugar.

Em uma partida que tinha tudo para ser fantástica, o grande destaque foi mesmo a chuva.

“Se eu pensar na Copa de 1974, sobre o melhor time, eu não acho que ele esteve na final. É claro que nós ganhamos e os holandeses foram vices. Os holandeses acham que eles eram melhores, eles acreditam que eles eram melhores que nós e que mereciam ter ganhado. O que eles estão esquecendo é que, do meu ponto de vista, o melhor time perdeu nas semifinais. Ele era a Polônia”. — Paul Breitner, em entrevista ao site oficial da FIFA em 2007.


Lato e Breitner travaram uma disputa muito interessante pelo lado esquerdo alemão. (Imagem: Pinterest)

FICHA TÉCNICA:

 

POLÔNIA 0 X 1 ALEMANHA OCIDENTAL

 

Data: 03/07/1974

Horário: 17h00 locais

Estádio: Waldstadion (atual Commerzbank-Arena)

Público: 62.000

Cidade: Frankfurt (Alemanha Ocidental)

Árbitro: Erich Linemayr (Áustria)

 

POLÔNIA (4-3-3):

ALEMANHA OCIDENTAL (4-3-3):

2  Jan Tomaszewski (G)

1  Sepp Maier (G)

4  Antoni Szymanowski

2  Berti Vogts

9  Władysław Żmuda

4  Hans-Georg Schwarzenbeck

6  Jerzy Gorgoń

5  Franz Beckenbauer (C)

10 Adam Musiał

3  Paul Breitner

12 Kazimierz Deyna (C)

16 Rainer Bonhof

14 Zygmunt Maszczyk

14 Uli Hoeneß

13 Henryk Kasperczak

12 Wolfgang Overath

16 Grzegorz Lato

9  Jürgen Grabowski

19 Jan Domarski

13 Gerd Müller

18 Robert Gadocha

17 Bernd Hölzenbein

 

Técnico: Kazimierz Górski

Técnico: Helmut Schön

 

SUPLENTES:

 

 

1  Andrzej Fischer (G)

21 Norbert Nigbur (G)

3  Zygmunt Kalinowski (G)

22 Wolfgang Kleff (G)

5  Zbigniew Gut

6  HorstDieter Höttges

8  Mirosław Bulzacki

20 Helmut Kremers

7  Henryk Wieczorek

19 Jupp Kapellmann

11 Lesław Ćmikiewicz

7  Herbert Wimmer

15 Roman Jakóbczak

8  Bernhard Cullmann

20 Zdzisław Kapka

15 Heinz Flohe

22 Marek Kusto

10 Günter Netzer

17 Andrzej Szarmach

18 Dieter Herzog

21 Kazimierz Kmiecik

11 Jupp Heynckes

 

GOL: 76′ Gerd Müller (ALE)

 

SUBSTITUIÇÕES:

80′ Henryk Kasperczak (POL) ↓

Lesław Ćmikiewicz (POL) ↑

 

80′ Zygmunt Maszczyk (POL) ↓

Kazimierz Kmiecik (POL) ↓


Mesmo com todas as tentativas, o gramado ainda estava encharcado. O jogo ficou conhecido como “A Batalha das Águas”. (Imagem: Porta Polonica)

Veja o único gol da partida:

Partida completa:

Um comentário em “… 03/07/1974 – Polônia 0 x 1 Alemanha Ocidental

  1. Pingback: ... 07/07/1974 - Alemanha Ocidental 2 x 1 Holanda - Três Pontos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *