… Brasil 3 x 0 Argentina

Três pontos sobre…
… Brasil 3 x 0 Argentina


(Imagem: Terra Futebol)

● Logo na primeira jogada da partida, Lionel Messi demonstra toda sua classe, em um lindo chapéu em Fernandinho. Com apenas 5 minutos de jogo, o próprio Fernandinho de novo não dá conta de marcar Messi, faz a sua segunda falta e é advertido com o cartão amarelo. Possivelmente ainda pode haver algum resquício da rusga entre os dois no último jogo entre Manchester City x Barcelona, em que eles quase chegaram às vias de fato.

Casemiro faz muita falta não só ao Real Madrid, mas também à seleção brasileira.

A Argentina jogava no 4-4-2, com duas linhas de quatro, com Ángel Di María na esquerda, na segunda linha, e Enzo Pérez aberto na direita, para tentar conter Neymar e os avanços de Marcelo. Em relação ao lateral-esquerdo, deu certo; ele se preocupou mais em fechar seu espaço e por diversas vezes ficou sozinho contra dois adversários, já que Neymar não acompanhava as subidas de Pablo Zabaleta.

O camisa 10 brasileiro ficou com inveja de Messi e também mostrou sua categoria com um chapéu em Lucas Biglia.

O capitão brasileiro era Daniel Alves, lateral direito, com a camisa 4, como homenagem merecida ao Capita Carlos Alberto Torres.

O goleiro Alisson foi pouco exigido e mesmo quando faz boas defesas, não demonstra confiança a ninguém. Assim como Fernandinho.

O Brasil não tinha aproximação e tentava muito a bola longa, sempre rifada.

A Argentina tinha uma posse de bola estéril no meio do campo.

Em um lance isolado, aos 25 de jogo, Neymar atrai a marcação e toca de primeira para Philippe Coutinho, que corta pro meio e chuta da entrada da área no ângulo esquerdo do goleiro Sergio Romero. Esse gol mudou o jogo para o Brasil.

Mesmo atrás no placar, a Argentina continuou marcando a saída do jogo rival, mas a Seleção Canarinho equilibrou a posse de bola, já que os alvicelestes sentiram o gol brasileiro.

Messi teve chance de cobrar duas faltas, em sua especialidade, do lado esquerdo da área adversária, mas mandou uma na barreira e outra nas mãos do goleiro brasileiro.

Em contra ataque aos 37 minutos, Neymar carrega sozinho, dribla Javier Mascherano dentro da área e chuta na trave. O camisa 10 foi fominha nesse lance, pra variar.

No primeiro minuto de acréscimo, Gabriel Jesus atrai a marcação, dribla um adversário na intermediária esquerda e deixa Neymar em condições para tocar na saída do goleiro e marcar o segundo gol brasileiro.

● No intervalo, Patón Bauza desfaz o que deu mais certo no primeiro tempo e coloca o atacante Kun Agüero no lugar de Enzo Pérez. Assim, o jogo ficou mais aberto e a Argentina deixava muito espaço entre suas linhas, aproveitado pelo rápido ataque canarinho, principalmente com os avanços de Paulinho.

Aos 9 minutos da segunda etapa, em lance de bate-rebate e sorte, Paulinho fica sozinho com Romero, dribla o goleiro e chuta, mas Pablo Zabaleta tira em cima da linha.

Em jogada trabalhada aos 15, Paulinho começa a jogada e após cruzamento de Renato Augusto, o próprio Paulinho chega para concluir. A bola desvia e morre no fundo da rede de Romero. O técnico Tite vibra muito com o gol de seu xodó.

Aos 15 minutos a torcida já cantava o nome de Tite e gritava “olé”.

Com 3 a 0 contra, os portenhos começaram a bater, com muita agressividade. Parecia que tinham mudado de esporte. O árbitro foi muito generoso ao não expulsar Nicolás Otamendi e Ramiro Funes Mori.

Aos 25, Patón troca o péssimo e apagado Ángel Di María pelo nulo Ángel Correa. Os argentinos partiram para o tudo ou nada e os brasileiros começaram a ter uma chance atrás da outra, mas não aproveitaram.

Por fim, dessa vez a Argentina deve agradecer aos deuses por não ter sido ela mesma vítima de um 7 a 1 no Mineirão.

● Podemos ver na tabela de classificação das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia, que a Argentina permanece em 6º lugar, atualmente fora até da repescagem. Situação delicadíssima. Os portenhos tiveram um pouco de sorte, pois se o Paraguai tivesse vencido o Peru, os alvicelestes seriam apenas 7º na tabela. Por outro lado, faltou sorte, pois com a vitória peruana sobre os paraguaios, o Peru se mantém vivo, só com dois pontos a menos.

A última vez que a Argentina não participou de uma Copa, foi a de 1970. Era o grupo A das Eliminatórias, que tinham Peru e Bolívia, além dos hermanos. Com apenas uma vitória em quatro jogos, a Argentina foi lanterna de seu grupo e os peruanos se classificaram para a competição. A equipe do técnico Didi inclusive fez um bom torneio, parando apenas nas quartas de final contra o Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *