… O campo das traves tortas

Três pontos sobre…
… O campo das traves tortas


(Imagem: “Globo.com”)

● Mesmo atuando na quinta divisão argentina (Primera D), o Club Social y Deportivo Liniers tem sido destaque no mundo todo. Situado em San Justo, no município de La Matanza, na região metropolitana de Buenos Aires, o clube é conhecido pela inclusão social dos jovens de classe baixa da região, tendo cerca de 400 pessoas engajadas no projeto esportivo, desde a base até o profissional, incluindo futebol feminino. Mas é o seu estádio, Juan Antonio Arias, apelidado “La Topadora” chama a atenção. Fundado em 1987, é um conjunto complexo de assimetria única, como podemos ver nas imagens.

● O campo e suas linhas são completamente desproporcionais, possuindo áreas de tamanhos diferentes, com gols tortos em relação a linha de fundo, parecendo mais um trapézio do que um retângulo. As leis da física e da geometria são desafiadas por uma distorção sem precedentes no futebol profissional e desprovida de toda e qualquer simetria. Pois esses pequenos “detalhes” afetam o desenvolvimento das partidas. As dimensões não dimensionadas resultam em um número excessivo de gols olímpicos (feitos diretamente de cobrança de escanteio), pois os goleiros perdem completamente a noção de espaço e todo lance é um verdadeiro perigo de gol. É notável também a absurda dificuldade dos bandeirinhas para marcar impedimentos, pois não é possível traçar referências paralelas. Segundo o jornal portenho “La Nación”, há duas versões para a singularidade. A primeira de que foi para aproveitar as partes mais planas do terreno. Outra diz que o campo foi propositalmente torto para que o nascer e o por do sol não atrapalhasse os goleiros.

● Entretanto, o que é folclore há quase trinta anos, agora é objetivo de punição da AFA (Associação de Futebol da Argentina). Mesmo após três décadas de reclamações dos adversários, a entidade “descobriu” a irregularidade apenas agora, por causa de imagens do Google Earth e pediu ao Liniers para “consertar” as dimensões do gramado. Não que isso seja incorreto, pelo contrário. Absurdo é o tempo que levou a federação para fazer a solicitação, ainda mais a forma como foi feita: ao invés de um pedido formal, fizeram um simples telefonema à diretoria do clube pedindo para arrumar o gramado e jogar em outro estádio até que tudo se resolva. O clube vai gastar o referente a dois meses de orçamentos e, provavelmente, só jogará em seu estádio no ano que vem. Agora, o “estádio trapézio” terá seus traços apagados, se tornando apenas uma lenda de um passado folclórico.

Para comparação: Um campo de futebol “padrão FIFA” tem medidas de 105 m x 68 m, em um polígono retangular.


(Imagem: “La Nación”)

Veja outros campos “impraticáveis” neste link:
Campos de futebol mais loucos do mundo!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *