Três pontos sobre…
… Maradona e algumas curiosidades
(Imagem: Pinterest)
● Seus apelidos mais comuns são “D10S”, “El 10”, “Maradó”, “El Pelusa”, “El Pibe de Oro” e “Barrilete Cósmico”.
● Todo jogador promissor que é revelado na Argentina é chamado de “novo Maradona”, dentre eles Ariel Ortega, Marcelo Gallardo, Juan Román Riquelme, Leandro Romagnoli, Javier Saviola, Pablo Aimar, Andrés D’Alessandro e até Lionel Messi.
● Em entrevista em janeiro de 2005, Maradona confessou aos risos que na Copa de 1990, o lateral esquerdo brasileiro Branco tomou uma água oferecida pelo massagista da equipe argentina nas oitavas de final. Porém, a garrafa também continha tranquilizando, deixando o brasileiro abatido em campo. Debochando, Diego falou que também ofereceu a mesma água ao meia Valdo e se desesperou quando seu companheiro Julio Olarticoechea estava prestes a beber na mesma garrafa. Esse caso ficou conhecido como o episódio da “água batizada”.
● Em parte das décadas de 1970 e 80, a seleção argentina inscrevia nas competições os jogadores por ordem alfabética. Por exemplo, o goleiro Ubaldo Fillol foi o número 5 na Copa de 1978 e 7 em 1982. Assim, em duas partidas da Copa América de 1979, Maradona jogou com a camisa nº 6. Aos 19 anos, ainda não possuía status na seleção e foram as únicas vezes em sua carreira que não jogou com a camisa 10.
● Maradona começou o namoro ainda adolescente com Claudia Villafañe, uma garota que morava do lado da sua casa, quando já havia ganhado dinheiro o suficiente para levar sua família do bairro de Villa Fiorito para uma casa em La Paternal, perto do estádio do Argentino Juniors. O estádio hoje leva seu nome. Viveram juntos durante muitos anos antes de se casarem. Em 1987 nasce sua filha Dalma (atriz, cantora e ex-mulher do acessor de imprensa do pai, Fernando Molina), batizada com o mesmo nome da mãe de Diego. Em 1989, casam-se em uma cerimônia luxuosa no Luna Park, um estádio de Buenos Aires que é palco de lutas de boxe. No mesmo ano nasce sua segunda filha, Gianinna. Diego e Claudia se separaram há alguns anos, mas ela ainda segue encarregada de alguns negócios dele.
● Em setembro de 1986, a ex-empregada de Diego, Cristina Sinagra, denunciou que ele é o pai do filho que ela teve. A paternidade é confirmada posteriormente na justiça. O filho, Diego Sinagra (também conhecido como Diego Armando Maradona Jr.), jamais seria assumido e os dois só teriam seu primeiro encontro em 2003. Nascido em Nápoles e hoje com 30 anos, Diego Jr. começou jogando nas divisões de base do Napoli e se transferiu para o Genoa ainda nas divisões de base. Mas só foi ter algum sucesso depois de passar a jogar futebol de areia (joga na seleção italiana da modalidade). Ao contrário do pai, ele é destro e torcedor do River Plate.
● A quarta filha de Diego é Jana Maradona. “El Pibe” conheceu sua mãe, Valeria Sabalain, quando ela era bar-woman de um estabelecimento. Ela deu a luz à Jana e, quando a menina tinha 12 anoz, entrou na justiça e ganhou o caso. Mas a menina disse em raras entrevistas que não quer apenas ser reconhecida pelo pai e que ele lhe pague as contas, como faz. Quer que ele esteja presente na vida dela, o que ele não faz.
● Com pouco mais de três anos, Diego Fernando Maradona Ojeda é o filho mais novo de “El Diez”, cuja mãe é Verónica Ojeda. A criança tem alguns problemas de saúde e já foi até operada. A mãe reclama que o pai se esqueceu do menino, enquanto sua irmã Gianinna sempre dá todo apoio ao irmão caçula.
● Na parte superior do braço direito, Maradona fez uma tatuagem do revolucionário argentino Ernesto “Che” Guevara, o que foi amplamente copiado pelos seus fãs. Também tem uma tatuagem do líder cubano Fidel Castro em sua perna esquerda e disse que quer fazer uma do falecido presidente venezuelano Hugo Chávez, outro líder de esquerda da América Latina (também é amigo do presidente boliviano Evo Morales). Também tem nos braços os nomes de suas duas filhas, Dalma e Gianina, e do seu neto Benjamín.
● Os brincos de diamante são uma peculiaridade no estilo de Maradona. Mas em 2009, quando o ex-jogador foi à Itália para se submeter a um tratamento de emagrecimento, as autoridades confiscaram um brinco para pagar uma dívida de milhões de euros em impostos que ele devia desde quando jogava no Napoli, na década de 1980. Posteriormente, o ex-atacante do Palermo e grande admirador de Maradona, Fabrizio Miccoli, através de um agente, comprou o brinco em um leilão por 36.400 dólares (mais de três vezes seu valor). O atacante o leva como amuleto nos jogos, mas disse que se alguma vez se encontrasse com Maradona, lhe devolveria sua joia.
● Maradona estreou em 15/08/2005 como apresentador de televisão. Ele assumiu o comando do talk show “La Noche Del Diez” (“A Noite do Dez”), exibido pelo Canal 13 na Argentina. O programa durou todo o segundo semestre. Nas 13 edições, recebeu figuras midiáticas de todo o mundo, como Xuxa, Mike Tyson e Fidel Castro. Mas seu convidado de honra no primeiro programa foi o desafeto Pelé. A noite foi marcada por um inesperado bom humor e amistosidade entre ambos, que cantaram juntos e terminaram trocando passes de cabeça, emocionando a plateia. Como curiosidade, foi nos bastidores do programa que sua filha Giannina conheceria pessoalmente Sergio Agüero, com quem iniciaria um relacionamento amoroso e teria um filho, chamado Benjamín.
● Em 1982, antes de se consagrar mundialmente, Diego procurou o brasileiro Maurício de Sousa, interessado em ter um personagem de histórias em quadrinhos, inspirado no sucesso da Turma do Pelezinho. Empolgado, Maradona até rascunhou o personagem. Ainda antes da Copa de 1982, se encontrou com o cartunista, pediu que o personagem chamasse “Dieguito” ao invés de “Maradoninha” e contou passagens de sua infância para servirem de inspiração para as histórias. Maurício criou ainda outros onze personagens da “Turma do Dieguito” e séries inteiras para jornais, revistas e até desenho animado, mas foram engavetados com sucessiva mudança de clubes de Maradona nos anos seguintes, o que obrigaria uma revisão nas histórias. As notícias do envolvimento do ídolo com as drogas fez Maurício de Sousa desistir de vez do projeto e entregar todo o material à então esposa de Diego, Claudia Villafañe. Em 2005, no programa televisivo “La Noche del Diez”, “Dieguito” apareceu novamente, batento bola com “Pelezinho”, assim como os dois gênios que os inspiraram fizeram no programa.
● Maradona e Pelé têm se enfrentado historicamente na preferência dos torcedores para eleger o melhor jogador de todos os tempos. Em 2000, a FIFA elegeu o melhor do século XX. Para os torcedores, Maradona foi escolhido. Mas entre os especialistas, Pelé venceu. Maradona deixou a premiação da FIFA antes de Pelé receber o prêmio. Pelé já disse mais de uma vez: “Se ele acredita que é o melhor jogador do século, o problema é dele”.
● Em 2005, foi lançado o filme “Amando a Maradona” – Una película sobre el amor incondicional”, uma homenagem de Javier Vásquez que reúne imagens pouco conhecidas, testemunhos de pessoas próximas a Diego, de adeptos da Igreja Maradoniana e de diversos outros fãs. O cartaz do filme mostra uma seleção argentina composta por onze “Maradonas”, com fisionomias de diferentes épocas de sua vida. Já em 2007, foi lançado um filme dirigido pelo diretor italiano Dino Risi, com o nome de “Maradona – La Mano de Dios”. O cineasta sérvio Emir Kusturica também produziu o documentário biográfico do craque “Maradona by Kusturica”, que estreou em 2007, em Cannes. Diego também já foi homenageado em diversas canções, com destaque para composições do cantor franco-espanhol Manu Chao, que compôs “Santo Maradona” e “La Vida Tómbola” (essa segunda é a favorita de Diego e faz parte da trilha sonora do filme de Kusturica).
● O fundo poço da vida de “El Pibe” foi em 2003, quando o maior ídolo do futebol argentino esteve entre a vida e a morte por causa de uma overdose – até hoje não confirmada pelos médicos. De acordo com especialistas apenas 40% de seu coração tem funcionamento normal devido aos anos de consumo de cocaína.
● Em 2005, fez uma cirurgia de redução de estômago na cidade colombiana de Cartagena. O ex-craque ficou com 75 kg, perdendo cerca de 50 kg após a cirurgia.
● Em fevereiro de 2010, Maradona voltou a um hospital, mas não por motivo de drogas, álcool ou cirurgia para perder peso. Sua cadela de estimação (uma shar-pei chamada Bella) mordeu seu lábio superior e ele teve de ser submetido a uma cirurgia plástica para reconstruir seu lábio superior. Foi preciso lhe dar 10 pontos no local. Mais tarde, disse que era tudo culpa sua, por tentar dar um beijo de boa noite na cachorra enquanto ela dormia. Depois da mordida, Maradona passou a ter um novo visual, deixando crescer a barba.
Jardel Miro Dantas de Souza
Jardel Miro Dantas de Souza
Jardel Miro Dantas de Souza