… Times favoritos da Vila do Chaves – “El Chavo del Ocho”

Três pontos sobre…
… Times de futebol favoritos da Vila do Chaves – “El Chavo del Ocho”

Chaves (“El Chavo del Ocho”) é indiscutivelmente um dos programas mais assistidos da televisão mundial, indicado para qualquer idade. Com um humor puro, até ingênuo, o “menino do barril” vem conquistando gerações há quase cinco décadas.

E vez ou outra o futebol aparece por lá. Seja os meninos jogando bola na vila ou Seu Madruga (Don Ramón) assistindo partidas pela TV ou pelo rádio.

Durante vários outros episódios, os personagens aparecem fazendo referência a alguns times, que na versão brasileira foram “traduzidos” para outros para nossa melhor compreensão.

Mas… para qual time torcem os atores da série ou até mesmo os personagens?


(Imagens localizadas no Google)

● A figura principal e o próprio criador, Roberto Gomes Bolaños, intérprete de Chaves (“El Chavo del Ocho”, no original), era o mais ligado ao futebol. Na verdade, era fanático. A ponto de criar o filme “El Chanfle” em 1979, onde protagoniza um roupeiro do América do México. Em todas as vezes que dizia que “seria melhor ter ido ver o filme do Pelé”, o original se referia à película “El Chanfle”.

Já nas brincadeiras com Quico e os demais, Chaves sempre falava que queria ser Barbirotto, Ataliba, Luís Pereira, e outros. Na versão original, o nome era sempre o mesmo: Enrique Borja, atacante que jogou grande parte da sua carreira no América.

Na infância e juventude, Chespirito era torcedor do Chivas Guadalaraja, mas a melhor fase do América o fez mudar de time para o resto da vida.

O personagem Chaves torcida para o Monterrey, que foi “abrasileirado” como Corinthians.

● Já o seu parceiro de brincadeira, Quico, torcia para o América, assim como seu intérprete Carlos Villagrán (que em algumas fontes aparece como torcedor do Chivas). Já no Brasil, o ator foi visto com camisas de vários clubes, mas em 2010 se declarou sãopaulino. Já a partir de 2013, quando foi nomeado embaixador de Porto Alegre para a Copa de 2014, passou a se considerar gremista, apoiando o clube diversas vezes nas redes sociais.

● Chiquinha (La Chilindrina) era torcedora do Monterrey (no Brasil, Corinthians), assim como vários outros personagens. Na vida real, María Antonieta de las Nieves (que também era intérprete de Dona Neves, “biscavó” da Chiquinha) não é muito fã de esportes e não tem um time de coração.

● Seu pai, Seu Madruga (Don Ramón) foi visto na série torcendo pelo Monterrey (Corinthians) para agradar o Senhor Barriga. Mas era tão fanático pelo Necaxa e até tinha um pôster do clube em sua sala, na casa nº 72 na vila. Inclusive um dos bordões na versão original era: “Yo le voy al Necaxa”, que significava algo como discordar, ser diferente ou contrário aos outros, pois o clube não era muito popular na época. Ramón Valdés também torcia para o Necaxa, que se chamou Atlético Español durante um período (entre 1971 e 1982).

● Como já falado, Senhor Barriga (Zenón Barriga y Pesado) torcia para o Monterrey (Corinthians na versão brasileira). O ator Edgar Vivar (que também fazia o papel de Nhonho) torce para o Pumas, mas em algumas fontes afirmam que ele também torce para o Monterrey. Em algumas visitas ao Brasil, já afirmou várias vezes: “Sou Corinthians!”

● Professor Girafales (Jirafales, no original) preferia o beisebol e as touradas, esportes muito mais populares no México à época da gravação. Mas o ator Rubén Aguirre era fã do Pumas. Na série, me lembro de um episódio em que o “Mestre Linguiça” (Tá, tá, tá, tá, tá!) vibrava por um gol do Palmeiras.

● Dona Clotilde, a inesquecível “Bruxa do 71” não era muito adepta dos esportes. Mas a estrela Angelines Fernández, como toda boa espanhola, torcia para o Real Madrid, time de sua cidade natal.

● O personagem de Dona Florinda também não manifestou suas preferências futebolísticas na série. Mas Florinda Meza (que também fazia o papel da Pópis) era adepta do América, assim como seu marido Roberto.

● Seu cunhado, Horacio Gómez Bolaños (intérprete do Godinez), também torcia para o América.

2 pensou em “… Times favoritos da Vila do Chaves – “El Chavo del Ocho”

  1. pedro

    ridiculo a versao brasileira dizer que os personagens torciam para corinthians ou palmeiras
    trocar certas expressoes por algo abrasileirado justificando ser versao brasileira ate vai.
    mas os personagens torciam para necaxa, america, chivas do méxico
    assim como poderiam torcer pro real madrid e barcelona

    o nome original do time tem que ser mantido. nao se traduz nomes, muito menos trocar o nome do time por outro que nao tem nada a ver

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *