… Corinthians: Campeão Brasileiro 2017

Três pontos sobre…
… Corinthians: Campeão Brasileiro 2017

(Imagem: Globo Esporte)

● O Corinthians é o merecido e legítimo campeão brasileiro de 2017.

Apelidado pejorativamente de “a quarta força do estado”, no início do ano, o time foi comendo pelas beiradas e abocanhou dois títulos neste ano, começando pelo insosso Paulistão. Campeonato estadual para quem vence, não faz nada mais que a obrigação; mas quem não vence, entra em crise. E a “quarta força” provou ser “a primeira”.

● No Brasileirão, fez um primeiro turno praticamente perfeito e que dificilmente será igualado. A confiança em seus sistemas era tanta, que a estratégia principal era deixar o adversário ficar com a bola e detonar nos contra-ataques. Não é o estilo mais vistoso de se assistir, mas, se a defesa for consistente (como era), costuma dar resultados.

O fraco segundo turno mostrou as raras deficiências do time que estava a prestes a ser ultrapassado pelo Palmeiras. Mas na decisão direta entre os dois grandes rivais, o Timão venceu e convenceu. Ganhou confiança novamente e seguiu rumo ao título, que se concretizou nesta noite.

● Méritos do jovem técnico Fábio Carille, que não inventou muito e manteve o sistema tático 4-1-4-1 de Tite e montou um time titular entrosado. Raramente um time campeão em pontos corridos consegue jogar junto tantas vezes quanto esse Corinthians. Todos sabem de cor o time base: Cássio; Fagner, Pablo, Balbuena e Guilherme Arana; Gabriel; Romero, Rodriguinho, Maycon (Camacho) e Clayson (Jadson); Jô. Esse talvez tenha sido o maior mérito do campeão.

Os rivais vão afirmar que a arbitragem ajudou o Corinthians a somar pontos no campeonato. Claro que isso ocorreu. Assim como acontece com todos os campeões. Erros dos juízes são comuns, mas se acentuam quando são a favor do líder. Não foi isso que fez o título ser tão brilhantemente conquistado, mas sim as 21 vitórias (até agora), o terceiro melhor ataque e a melhor defesa.

A defesa mostra uma grande segurança e Cássio vai muito bem quando exigido. O meio campo marca com muita pressão e ataca em massa. E Jô teve uma temporada brilhante, com um enorme instinto goleador. É o melhor jogador do ano no país.

Merecidamente, Corinthians heptacampeão brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *