Três pontos sobre…
… A estreia profissional mais precoce da história do futebol
Julio César e Mauricio Baldivieso, protagonistas desse feito histórico (Imagem localizada no Google)
● Julio César Baldivieso é um dos mais importantes jogadores da história do futebol boliviano. Ele era destaque no elenco que classificou seu país à Copa do Mundo de 1994, quebrando um jejum de 44 anos, já que a Bolívia não disputava um Mundial desde 1950. Após se aposentar no Club Aurora, em 2008, Julio César logo se tornou o técnico do clube.
Nas categorias de base do time, havia um garoto de 10 anos, que incrivelmente já havia disputado algumas partidas nas categorias inferiores. Esse menino se diferenciava pelo porte físico e talento. Mas seu maior destaque era seu sobrenome, que soa tão familiar: Baldivieso! Era Mauricio Baldivieso, filho do técnico Julio César Baldivieso.
Após seu pai se tornar treinador, Mauricio começou a treinar esporadicamente com a equipe titular, até que a “comissão técnica” (provavelmente por questões subjetivas, como os laços familiares…) achou por bem convocá-lo para uma partida oficial.
Vídeo especial sobre a estreia de Mauricio no futebol, com menos de 13 anos de idade.
● O grande dia foi 19/07/2009. Exatos três dias antes do rebento completar 13 anos de vida (nasceu em Cochabamba, no dia 22/07/1996). Naquela partida, se enfrentavam Aurora e La Paz. Mauricio começou no banco, mas seu pai lhe deu a camisa 10 que até a pouco tempo era dele.
A criança entrou em campo aos 36 minutos do segundo tempo e participou dos dez minutos finais. Não foi a estreia dos sonhos. Além do Aurora ter perdido por 1 a 0 no campo rival, Mauricio foi atingido cruelmente pelo adversário Henry Alaca, já que todos os jogadores do La Paz acharam um abuso colocarem um imberbe para jogar entre eles. Mesmo chorando muito, Mauricio continuou até o apito final.
Os problemas começaram pouco depois da partida. Foram incontáveis as críticas feitas ao treinador. Além da irresponsabilidade de colocar uma criança em campo, foi acusado de tratar favoravelmente seu filho. A pressão foi tão grande, que a diretoria do clube proibiu a participação do jovem no torneio, provocando a demissão de Julio César e, consequentemente, também a saída de Mauricio do clube.
Mauricio: uma criança entre adultos (Imagem localizada no Google)
● Apesar disso, três anos depois, ambos retornaram ao clube e Mauricio teve a oportunidade de jogar mais vezes, mesmo ainda sendo um adolescente em formação. Inclusive, aos 16 anos, se tornou também o jogador mais jovem a disputar uma partida internacional, na Copa Sul-Americana, jogando pelo mesmo Aurora, contra o Cerro Largo, do Uruguai.
Nos anos seguintes, em todos os clubes que o pai treinou, ele levou o filho para ser seu jogador (Aurora, Real Potosí, Nacional Potosí e Universitario de Sucre). Até que em 2016, enquanto Julio era o técnico da seleção boliviana, Mauricio caminhava com as próprias pernas no Jorge Wilstermann, fazendo parte do elenco que conquistou o Torneio Clausura da temporada 2015/16.
Mesmo com todo o furor causado, Mauricio tem histórico quase nulo pela seleção boliviana. Foi convocado para o Campeonato Sul-Americano Sub-20 de 2015, no Uruguai, mas só jogou uma partida no torneio.
Apesar de já ter sido especulado em clubes estrangeiros (como Newell’s Old Boys-ARG e Vitória-BA), sempre permaneceu em seu país. Atualmente, Mauricio tem 22 anos e está sem clube desde janeiro de 2018.
Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
Este tipo de conteúdo tem me ajudado muito no desenvolvimento pessoal.
Obrigado
Manuela Silva
Obrigado pelo carinho, Manuela!
Ideias temos muitas. Só nos falta tempo. Escrevemos apenas nas horas vagas, pós-trabalho.
Além do site, temos também a página no Facebook, que é atualizada diariamente, mesmo com publicações de demais veículos, sempre com atualidades, curiosidades e história.
Continue conosco!
fb.com/trespontos.blog.br
trespontos.blog.br
Olá, obrigado pela vossa disponibilidade.
Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
Muito obrigado
Manuela Silva