Três pontos sobre…
… Neymar é o maior jogador brasileiro pós-Pelé?
(Imagem: Placar)
A tradicional Revista Placar foi uma das formadores do meu caráter e uma das principais fomentadoras da minha paixão pelo futebol.
Entre formatos e formatos, idas e vindas, mudanças de editoras, a revista segue firme nas bancas, apesar da crise do mercado editorial. Vou continuar sendo assinante até o fim (torcendo muito para que nunca haja esse fim).
Porém, tenho discordado de muita coisa publicada, especialmente nos últimos anos. Uma delas é a veneração por Neymar. E na capa da edição nº 1448, de fevereiro de 2019, a revista disse que Neymar é o “maior jogador brasileiro pós-Pelé”.
O talento de Neymar é indiscutível e ainda há potencial para mais. Eu serei o primeiro a me render (e torço para que isso aconteça) caso ele lidere a Seleção Brasileira rumo ao hexa e/ou conquiste a Champions League pelo PSG e/ou seja laureado com a Bola de Ouro.
Mas, enquanto isso, Neymar não é, definitivamente, o maior jogador brasileiro pós-Pelé. Pode ter talento para isso, mas ainda não é.
Fazendo um exercício rápido, cito (em minha opinião) dez jogadores brasileiros pós-Pelé melhores que Neymar:
● Zico;
● Reinaldo;
● Falcão;
● Sócrates;
● Careca;
● Romário;
● Ronaldo;
● Rivaldo;
● Ronaldinho Gaúcho; e
● Kaká.
E você? O que acha? Faltou algum jogador brasileiro na minha lista? Ou Neymar realmente é maior que eles?
Neymar é um craque, diferenciado e vencedor, mas em termos de jogador, como citado acima, ele preciss mrlhorar e muito, precisa cair na real que jogador de futebol nao é celebridade e nem pop star, é só uma pessoa que boga bola e tem talento pra isso, é bem verdade que no brasil hj em dia qualquer coisa vira celebridade, mas isso é outra historia.
Neymar precisa focar dentro de campo, sua importancia e responsabilidade onde quer que esteja.
Quando isso ocorrer, ele colherá os frutos.