Três pontos sobre…
… Atlético de Madrid 1 x 3 Real Madrid
(Imagem: Reuters / Mirror)
Uma partida de muitas polêmicas, em que quase todos os lances capitais tiveram a revisão do VAR. Se o último clássico em Madri tinha sido a final da Libertadores, esse duelo entre os dois clubes da capital espanhola foi quente como se tivesse sido disputado pelo torneio sul-americano. E, além disso, os dois técnicos são argentinos.
Foi um início de partida com muita pressão por parte do Atlético. Mas foi o Real quem abriu o placar com uma bola parada aos 16 minutos. Toni Kroos cobrou escanteio, Sergio Ramos disputou no alto de cabeça e a bola sobrou para Casemiro emendar uma meia-bicicleta, antes da chegada do goleiro Oblak.
Quando o Real estava melhor no jogo, Vinícius Júnior sofreu falta em uma disputa na meia esquerda, mas o árbitro deixou seguir. Ángel Correa deu uma assistência genial para deixar Antoine Griezmann frente a frente com Courtois. O francês teve a frieza de tocar entre as pernas do arqueiro belga e empatar o jogo, aos 25′. O VAR conferiu o replay e confirmou o gol. Para mim, erradamente: Vinícius Júnior sofreu falta no início da jogada.
O garoto brasileiro sentiu o golpe e começou a errar tudo que tentava. Até arrancar pela esquerda e sofrer falta de Giménez ao entrar na área. Em minha opinião, outro erro do VAR, que apontou pênalti. O toque que derrubou Vinícius foi feito ainda fora da área. Penalidade muito bem convertida pelo capitão Sergio Ramos.
No segundo tempo, os colchoneros estavam melhores que os merengues. Chegaram a empatar o jogo em gol logo anulado pelo VAR, quando Giménez fez um lançamento genial para Álvaro Morata encobrir Courtois. Para mim, Morata estava na mesma linha do penúltimo defensor, no momento do lançamento.
O Real não desperdiçou a chance de matar o jogo aos 29′ da etapa final. Em um belo contragolpe, Luka Modrić deu o passe para Gareth Bale bater cruzado e ampliar o marcador. Foi o gol de número 100 do galês com a camisa blanca.
Thomas Partey ainda foi expulso aos 80′ e o Atlético perdeu fôlego na reta final e sofreu a primeira derrota em seu estádio na temporada.
Em uma época muito difícil da temporada, o Real Madrid dá mostras de que não está morto. Empatou com o Barça na Catalunha (uma partida que poderia ter vencido pelo bom primeiro tempo) e venceu o Atlético no Wanda Metropolitano. Próxima parada é o bom time do Ajax, em Amsterdã. E a Champions é o que há de mais valor para os madridistas.