… Buffon merecia jogar mais um Mundial

Três pontos sobre…
… Buffon merecia jogar mais um Mundial


(Imagem: Marco Bertorello / AFP / Lance)

Escrevo ainda no calor da partida. E ainda não acredito que assistirei à uma Copa do Mundo sem a Itália. A última vez que ficou fora foi em 1958, quando foi defenestrada nas eliminatórias pela Irlanda do Norte.

Agora, foi a Suécia. Não aquela Suécia fortíssima de 1994 e nem a boa Suécia de 2002. Não tinha Ravelli, Brolin, Dahlin, Larsson e, muito menos, Zlatan Ibrahimovic.

É uma Suécia tecnicamente muito fraca, mas que tem seus méritos, com uma defesa intransponível, especialmente nas partidas contra a Squadra Azzurra. Na soma dos jogos, foi leal aos seus propósitos e mereceu ir à Copa.

A Itália não mete medo em ninguém há tempos, inclusive caindo na primeira fase nos dois últimos Mundiais. Mas essa é uma vergonha sem fim.

Um técnico sem nome, sem histórico decente, sem conhecimentos básicos e sem competências. Uma defesa muito envelhecida e lenta. Um meio campo frouxo e sem criação. Alas-pontas que não acertam sequer um cruzamento. Atacantes sem faro de gol. Mas, principalmente, faltou criatividade. Faltou um fantasista. Faltou um Baggio, um Totti, um Del Piero. Faltou um líder técnico para colocar a bola no chão e liderar o time.

Alma nunca faltou. E Gigi Buffon a personifica como ninguém. Ele não merece o baixo nível dos companheiros que tem.

Buffon merecia o recorde da sexta Copa.

Anunciou aos quatro cantos que se aposentaria após a Copa da Rússia em 2018, mas ele não vai ter a oportunidade de disputá-la.

Nada importa. Buffon é o “Pelé dos goleiros“.

O mundo do futebol sentirá falta da Itália em 2018. Especialmente quem tem um pouquinho de sangue italiano correndo nas veias (como eu…).


(Imagem: Luca Bruno / Associated Press / Folha UOL)

Um comentário em “… Buffon merecia jogar mais um Mundial

  1. Pingback: ... Itália fora da Copa do Mundo de 2022 - Três Pontos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *