… #ForaLopetegui

Três pontos sobre…
#ForaLopetegui


(Imagem: David Ramos / Getty Images)

Após a catastrófica goleada sofrida pelo Real Madrid em visita ao Camp Nou (5 a 1 para o Barcelona), dessa vez ninguém acha que o técnico madridista Julen Lopetegui escapa da demissão.

Na verdade, ele não deveria nem ter sido contratado. E nem me refiro à polêmica de ser anunciado no Madrid dois dias antes da estreia da seleção espanhola na Copa do Mundo de 2018 (o que ocasionou sua demissão pela Real Federação Espanhola de Futebol).

Lopetegui nunca se provou como técnico em alto nível. Teve sucesso apenas com as seleções de base e só porque tinha realmente uma geração incrível.

Passou duas temporadas no Porto (2014 a 2016) e não conseguiu quebrar a então hegemonia do Benfica. Dois fiascos.

Na seleção principal da Espanha, não teve tempo de ser mensurado, já que fez a bobagem de assinar com o Madrid antes do Mundial.

E, atualmente, é o técnico do pior Real Madrid do Século XXI (quiçá o pior da história). O time ficou mais de 400 minutos sem marcar gols e quebrou seu recorde negativo. Atualmente, é o nono colocado em uma liga que não costuma ser muito equilibrada.

A culpa não é apenas do técnico. O time está completamente desordenado e desmotivado, mas individualmente os jogadores estão muito abaixo do que costumam apresentar.

Também pesa a falta de um substituto de alto nível para Cristiano Ronaldo. O elenco ainda é um dos melhores do mundo, mas falta aquele atleta “world class” que decide as partidas. Gareth Bale foi esse cara na final da última Champions, mas desde então não repete a atuação de gala.

Se o Real Madrid ainda quiser salvar algo na temporada (traduzindo: Champions), precisa abrir os cofres já em janeiro. Se contratado, Eden Hazard estaria apto a jogar a UCL. É só um exemplo. Mas esse e/ou outros craques devem ser contratados imediatamente.

Há a expectativa de que Antonio Conte seja anunciado como técnico a qualquer tempo, com a concomitante demissão de Lopetegui. Não acreditamos que o comandante italiano seja o remédio para esse Madrid.

Tentando repetir a temporada 2015/2016, quando um técnico espanhol medíocre foi demitido no meio da temporada (na ocasião, Rafa Benítez) e um treinador do Castilla foi chamado para apagar o incêndio (Zinedine Zidane), acreditamos que as soluções caseiras sejam as melhores.

Santiago Solari atualmente treina o Castilla. Guti treina o time sub-20. Talvez eles consigam repetir o “efeito Zidane”. Mas para isso, primeiro o Madrid deve se livrar de quem nunca devia ter sido contratado. #ForaLopetegui

Atualizado às 18h00 de 29/10/2018: Enfim, Julen Lopetegui foi demitido do Real Madrid. Santiago Solari assume interinamente.

Um comentário em “… #ForaLopetegui

  1. Dirceu

    Olá tudo bem? Precisei deixar esse comentário pra dizer que amei seu site.

    Muito conteudo de qualidade mesmo. Continue assim!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *