… FC Santa Claus: o time de futebol do Papai Noel

Três pontos sobre…
… FC Santa Claus: o time de futebol do Papai Noel


(Imagem: http://www.fcsantaclaus.fi/)

● Papai Noel existe? Claro que sim. E tem até um time. A lenda do Papai Noel é baseada em São Nicolau, que viveu no século IV. Seu auxílio aos necessitados deu origem à história do velhinho que presenteava crianças. No século XIX, um poema americano dava conta de que Nicolau vivia no Polo Norte e vestia roupa vermelha. A Finlândia então abraçou a tradição e construiu um parque em Rovaniemi, onde mora o velhinho que dá vida ao personagem. É para lá onde vão milhões de cartas enviadas aos correios de todo o mundo. O local tem renas, elfos e um correio para receber as cartas com pedidos de presente de Natal. Por ano, são 500 mil visitantes. Por marketing, o FC Santa Claus adotou o nome com o qual Papai Noel é conhecido nos Estados Unidos, ao invés da versão finlandesa, Joulupukki. Por vezes o próprio velhinho é um dos torcedores na arquibancada.

● O FC Santa Claus Arctic Circle é um clube de futebol situado na cidade de Rovaniemi (65 mil habitantes), capital da Lapônia, na Finlândia. Foi fundado em 1993 pela fusão de dois clubes: Rovaniemen Reipas e Rovaniemen Lappi. É mais conhecido como time do Papai Noel (Santa Claus). A equipe manda suas partidas em dois estádios: no “Saarenkylän tekonurmi” e no “Susivoudin kenttä”, ambos em Rovaniemi, com capacidade para 2.000 e 4.000 torcedores, respectivamente. O uniforme principal é totalmente vermelho, enquanto o reserva é totalmente branco. O maior foco do FC Santa Claus é formar jogadores para o RoPS, time maior da cidade, que disputa a primeira divisão do país. Por isso, os atletas do “Santa” têm na sua maioria entre 16 e 24 anos, mantendo sempre uma média de idade baixíssima (a da última temporada foi 22,3).

(Imagem: http://www.fcsantaclaus.fi/)

● Uma curiosidade recente e trágica para o clube foi a derrota vexaminosa por 16 a 0 para o Kajaani na 21º rodada da terceira divisão do campeonato finlandês de 2016. O “Santa” era o vice-lanterna e enfrentaria o terceiro colocado e, do plantel de 24 jogadores, apenas 11 estavam disponíveis para formar o time, sendo que três deles eram goleiros. Assim, Juhani Kangas jogou no gol, enquanto Joonas Haapasaari e Harri Nykänen jogaram na linha. Foi um vexame para um time que já estava rebaixado.

Em toda sua história, disputou 12 temporadas na terceira divisão (Kakkonen) e 10 na quarta (Kolmonen). Agora, o clube se reestrutura novamente na quarta. É importante frisar que a divisão principal do Campeonato Finlandês é amadora, ou seja, a maioria dos atletas não vivem apenas da prática do esporte, tendo outro emprego que os sustente, imaginem a quarta divisão?! O Santa Claus até tem uma certa facilidade para conseguir parceiros comerciais, mesmo atuando em nível futebolístico pífio. Pela inusitada associação com o “Bom Velhinho”, o clube tem um alcance enorme em comparação até com times médios de outros centros do continente. Tanto, que em 2015 teve a EA Sports (produtora dos games FIFA) como patrocinadora e a Puma como fornecedora de materiais esportivos. Em 2016, o patrocínio foi da empresa chinesa BeWin Sports e os materiais fornecidos pela Nike. Todos esperamos dias melhoras para o FC Santa Claus, e o lema do clube reflete tudo: “Não deixem de acreditar”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *